Programa Horizontes incentiva o empreendedorismo de jovens indígenas

Programa Horizontes incentiva o empreendedorismo de jovens indígenas

Capacitação leva noções de finanças, vendas, marketing e comunicação para duas aldeias do Sul do país
Ideia do programa é oferecer, respeitando a cultura e os valores individuais e coletivos, orientação especializada para que a juventude indígena possa alcançar os objetivos financeiros esperados (Foto: Banco de Imagens/Internet)

As aldeias de Aeroporto e Goj Veso, localizadas em Iraí (RS), participaram de atividades desenvolvidas pelo Programa Horizontes, uma iniciativa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), com coordenação da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) e execução, no município gaúcho, do Instituto Besouro de Fomento Social e Pesquisa. O Programa tem como objetivo incentivar atividades empreendedoras entre jovens de 18 e 29 anos de idade, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social.

Ao todo, 47 jovens indígenas foram beneficiados, na primeira semana de agosto, com cursos, palestras e mentorias. Nas aulas oferecidas, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver habilidades como criatividade, noções de finanças, vendas, fluxo de caixa, estratégia de comunicação e técnicas de negociação, aptidões necessárias para criar e manter o próprio negócio.

Em caso de iniciativas já existentes, a ideia do programa é oferecer, respeitando a cultura e os valores individuais e coletivos, orientação especializada para que a juventude indígena possa, de maneira independente, alcançar os objetivos financeiros esperados.  

Para a secretária da SNJ, Luana Machado, o desenvolvimento do comércio local é essencial para promover a autonomia e garantir a qualidade de vida desses jovens. “A ideia de oferecer qualificação aos jovens é proporcionar a eles a oportunidade de geração de renda independente. A abertura de negócios nas comunidades indígenas gera movimentação financeira e pode contribuir para a projeção econômica”, afirma.

Leia também: 

Curso voltado para capacitação de jovens empreendedores do Centro-Oeste está com inscrições abertas

ID Jovem: Saiba como emitir documento que garante viagens gratuitas e meia-entrada em eventos

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Montôt lança estúdio conceito de arquitetura corporativa em Ribeirão Preto

Novo espaço inaugurado no Alto da Boa Vista oferece uma abordagem inovadora, transformando o showroom em um ambiente de trabalho e experimentação que integra experiência e funcionalidade. Com soluções utilitárias e parcerias estratégicas com marcas brasileiras como a Legg (mobiliários) e a Everlight (iluminação), estúdio revoluciona o conceito de design de interiores e arquitetura corporativa na cidade.

Pular para o conteúdo