O prefeito de Cravinhos e presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AVH), Itamar Bueno, esteve na terça-feira (03/06), em Barretos, para participar da 3ª Oficina de Regionalização da Saúde, que contou com a participação de gestores municipais da Saúde RRAS13, formada pelos municípios de Ribeirão Preto, Barretos e Franca.
O evento teve a participação do secretário estadual de Saúde, Eleuses Paiva, que relatou sobre o trabalho da Pasta em âmbito estadual, e mostrou que o principal objetivo do programa é diminuir as desigualdades entre as regiões e, dessa forma, aumentar a eficiência dos gastos públicos, melhorar e ampliar a oferta de serviços, diminuir as filas de espera e evitar que as pessoas percorram longas distâncias para ter atendimento.
“Voltamos para a realização de mais uma Oficina de Regionalização da Saúde e tentamos atender em 2024 tudo que foi solicitado, mas encontramos novas demandas e também queremos atender a todas as solicitações, assim atendendo a Carta de Cooperação Mútua para a qualificação e fortalecimento da gestão estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) do Estado de São Paulo”, diz o secretário Eleuses Paiva.
O prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno, que também é presidente do Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS-AVH), solicitou uma reunião com o secretário Eleuses Paiva, juntamente com os 26 prefeitos que fazem parte do Consórcio da Saúde, para que assim possam demonstrar quais as principais demandas de urgência nas cidades.
“O encontro aqui em Barretos foi de muita importância, e viemos com a intenção de também solicitar uma agenda com o secretário estadual de Saúde, porque queremos levá-lo junto aos prefeitos e gestores municipais de Saúde, que fazem parte do Consórcio Intermunicipal para que possam explicar as principais solicitações, bem como as sugestões para a melhoria da Saúde nos âmbitos municipal e estadual”, diz Itamar Bueno.
Ainda segundo Bueno, o secretário Eleuses Paiva ressaltou que atenderá a solicitação, e só aguardará uma data em sua agenda para que a reunião possa acontecer.
O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo conta com a parceria do Cosems (Conselho de Secretários Municipais de Saúde) do estado de São Paulo e o apoio da OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde).