As doenças que o mosquito aedes aegypti causa pode levar o indivíduo a óbito, por isso mesmo a administração municipal de Cravinhos, através das Secretarias de Saúde, Educação e Meio Ambiente, desde novembro do ano passado, vem fazendo um trabalho de conscientização em toda a população, principalmente, nas crianças.
“Fizemos no final do ano passado uma semana de combate ao mosquito da Dengue, e contamos com a parceria da Casa da Criança para podermos divulgar todas as prevenções e ações que devemos ter em nossas residências e comércio”, diz a secretária municipal de Saúde de Cravinhos, Roberta Meneghetti.
Diversas atividades foram realizadas com os alunos que frequentam a Casa da Criança de Cravinhos, inclusive incentivando a todos a participarem da elaboração de desenhos e frases para o combate a Dengue.
“Essa parceria possibilitou uma semana toda de combate a Dengue, e temos certeza que essas crianças multiplicaram o ensinamento com os seus amigos e também familiares”, ressalta o secretário municipal de Meio Ambiente de Cravinhos, Vanderson Carniel.
Além da Dengue, o mosquito aedes aegypti ainda provoca outras doenças, entre elas Chikungunya e Zika.
Por isso é muito importante que cada pessoa dedique ao menos 10 minutos do dia para fazer a limpeza e fiscalização de sua própria residência ou estabelecimento comercial, assim evitando água parada em vasos, calhas ou qualquer recipiente que o mosquito possa a vir colocar seus ovos.
“Quero agradecer o apoio de todos os professores, coordenação e equipe da Casa da Criança que colaboraram para que a atividade de combate ao mosquito fosse realizada na instituição. Também as Secretarias de Educação e Meio Ambiente pelo apoio durante essa conscientização”, diz a coordenadora da equipe de vetores de Cravinhos, Maria Eugênia Ferreira Capecci.
Também participaram da campanha os agentes de combate a endemias de Cravinhos: Glauco Adolpho, Joelma Barato, Keila Nascimento, Aline Roncolatto, Juliana Vetorelli e João Gomes.
Devido as chuvas que tem assolado Cravinhos e a região, a Secretaria Municipal de Saúde, continua com a campanha permanente de combate a Dengue, Zika e Chikungunya, e o lema tem sido “não adianta apenas matar o mosquito, não podemos deixar ele nascer. E isso depende de todos nós”.
Novas ações de combate ao mosquito aedes devem acontecer em breve em toda a cidade.
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Divulgação