PADRE CRAVINHENSE ASSUME PARÓQUIA SANTA LUZIA

PADRE CRAVINHENSE ASSUME PARÓQUIA SANTA LUZIA

NASCIDO E CRIADO EM CRAVINHOS, PE. IGOR INICIOU A VIDA RELIGIOSA NA SANTA LUZIA E, RECENTEMENTE ASSUMIU A DIREÇÃO DA PARÓQUIA.

Daqui alguns dias, padre Igor Fernando Ap. M de Lima completará o segundo mês de alegria e muito trabalho à frente da igreja Santa Luzia, em Cravinhos. A cerimônia de posse foi realizada no final do mês de janeiro e desde então o pároco tem vivido dias de bênçãos. “Eu nunca imaginei que um dia poderia ocupar essa posição na Paróquia Santa Luzia, mas quando o arcebispo me perguntou se aceitaria vir para cá, foi uma grande alegria para mim”.

Filho mais velho do casal Adivaldo e Eliana, Pe. Igor, 30 anos, é natural de Cravinhos e desde sua infância já sentia ser escolhido e chamado por Deus para a obra, mas não imaginava que depois de anos seria o pároco da igreja onde por muitas vezes ele ajudou em vários trabalhos. “Nasci em Cravinhos e foi nesta cidade que recebi os sacramentos da Iniciação Cristã, sendo: o batismo na paróquia São José e a Primeira Eucaristia e Crisma na Paróquia Santa Luzia, onde também posteriormente ajudei como coroinha, acólito, membro da equipe de liturgia e outros trabalhos”, explicou o padre.

Por conta de todas as histórias vividas na Santa Luzia, o dia da posse foi marcado por muita emoção e recordações. “Durante a cerimônia de posse e enquanto realizava a primeira missa, eu me recordava de muitos momentos que vivi na paróquia; dos grupos que participei, da construção de tudo o que a comunidade é hoje, das pessoas que passaram, das que perseveraram. Recordei-me de muitas experiências vividas, em especial a minha ordenação que foi um momento forte na vida da comunidade. Olhar e ver o que a paróquia Santa Luzia se tornou alegra a todos nós e pensar que eu fiz e faço parte dessa história é gratificante”, expressou o padre.

Apesar da pouca idade, o pároco tem uma trajetória sólida marcada por muito estudo e preparação para desempenhar a vida eclesiástica. “Iniciei meu itinerário formativo no Seminário Menor São José, em Ribeirão Preto, no ano de 2010. Após um ano de acompanhamento vocacional, no ano seguinte, 2011, ingressei no Seminário Maior Maria Imaculada, em Brodowski, para dar continuidade na caminhada vocacional e cursar Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto.” 

Ainda estudante, Pe. Igor começou a acompanhar mais de perto as atividades administrativas até que em 2019 recebeu a ordenação de padre. “Em 2019 fui ordenado padre, em Cravinhos, e designado como Vigário Paroquial na Catedral de São Sebastião, em Ribeirão Preto, onde fiquei até o início de 2023. No dia 29 de janeiro assumi a Paróquia Santa Luzia como novo Pároco”, falou. 

Para Pe. Igor abdicar sua vida e ter como prioridade viver os projetos e a obra de Deus é muito mais do que uma escolha pessoal, é responder ‘sim’ a um chamado do próprio Deus. “Ser padre é uma vocação, um chamado de Deus a ser ponte entre Ele e a humanidade. Por isso antes de ser uma decisão meramente humana é um chamado, uma escolha divina e nós, como padres buscamos responder a esse convite doando a nossa vida, nosso tempo, nossos esforços para que Deus seja conhecido, acolhido e amado por todos.”

Há quase dois meses à frente da igreja Santa Luzia, o pároco tem se organizado para seguir com as atividades já propostas antes de traçar novas ações. “Antes de qualquer projeto ou plano, penso que seja importante chegar com calma, ver, ouvir e acompanhar. Isso porque, a comunidade tem “vida própria”, uma dinâmica que foi sendo construída ao longo desses anos. A comunidade precisa e pode continuar dando os passos como tem dado até agora, até que sintamos a necessidade de algum ajuste”, disse o pároco.

Feliz e satisfeito com a trajetória que tem trilhado até aqui, padre Igor explica que esse contentamento está intimamente ligado ao seu desejo de servir a Deus. “O grande motivo para estar onde estou é sem dúvidas o desejo de servir a Deus, servindo à Igreja. Como padre isso se torna mais intenso e digo que minha expectativa é simplesmente cumprir bem aquilo que me foi confiado. Acredito que é possível fazer coisas extraordinárias através do ordinário da vida”, conclui.

Crislaine Messias

Fotos: divulgação

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo