Obreiros do Bem sedia encontro sobre Conselhos Tutelares

Obreiros do Bem sedia encontro sobre Conselhos Tutelares

Atividade, gratuita e aberta, acontece no dia 21 de março na sede da entidade no Parque Ribeirão, em Ribeirão Preto. Palestra será com Marcelo Nascimento, sobre Conselhos Tutelares

Na próxima quinta-feira, dia 21 de março, a Associação Comunidade de Mãos Dadas (ACMD), em parceria com a Sociedade Espírita Obreiros do Bem, traz Marcelo Nascimento que fará palestra sobre Conselhos Tutelares como parte do Projeto Aceleradora #TamoJunto, que tem a missão de multiplicar conhecimento e boas práticas na defesa de crianças e adolescentes por meio de ferramentas de audiovisual e encontros temáticos presenciais. Na ocasião, a ACMD irá apresentar os vídeos produzidos sobre Conselhos Tutelares, frutos da Aceleradora – que conta com o apoio do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Paulo (CONDECA). O encontro acontece na sede da Obreiros do Bem, na Rua Gui Saad Salomão, 880 – Parque Ribeirão, às 13h45.

Este é o quarto Encontro Regional de uma série que será realizada até o final de março de 2024 em cidades do Estado de São Paulo. A partir de 8 de abril será iniciada a série de lives mensais para continuidade do projeto. O objetivo é alcançar os 722 Conselhos Tutelares espalhados pelos 645 municípios de São Paulo. Os encontros são gratuitos e oferece a possibilidade da troca de conhecimento e experiências e o estreitamento de relações, além da construção e fortalecimento da rede de pessoas que atuam na defesa e garantia de direitos da criança e do adolescente.

O projeto acontece em um ano importante, uma vez que foram eleitos em outubro do ano passado, os novos conselheiros para o mandato 2024/2028, em todo o país. A posse ocorreu recentemente no início de janeiro. Ao todo, a ACMD produziu nove vídeos que irão apoiar os eleitos em seus mandatos com conteúdo que vai desde o que é ser um conselheiro tutelar, desafios do seu dia a dia, boas práticas e até Leis mais recentes como a Lei Federal 14.811 de janeiro deste ano, que inclui Bullying e Cyberbullying como crimes. O conteúdo dos vídeos foi escolhido a partir de uma escuta ativa com diversos setores ligados aos direitos da criança e do adolescente. “Criamos um formulário, acionamos lideranças e formadores de opinião que estão conosco há muitos anos e sabem da relevância dos projetos que a ACMD se dispõe a implantar. Juízes, promotores, conselheiros tutelares e lideranças da rede de proteção à infância e juventude contribuíram nesse processo”, explica Eduardo Vianna Junior, diretor executivo da ACMD.

Os vídeos produzidos estão disponíveis na “nuvem” e seu acesso será contínuo e gratuito através dos diversos canais da ACMD na internet: AcmdSantos (youtube) ,@acmdsantos (instagram), /curtiracmd (facebook) e site: www.acmd.org.br .

Para a diretora da Obreiros do Bem, Maria Aparecida Adorno, que está à frente da entidade há 27 anos, encontros temáticos presenciais proporcionaram um espaço seguro e acolhedor para troca de experiências e aprendizado mútuo entre os participantes, ampliando cada vez mais os engajamentos ativos na proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes em nossa sociedade. “Temos a certeza que apoiar esse evento será uma oportunidade transformadora, através de estratégias inovadoras que estão sendo utilizadas para ampliar a conscientização e fortalecer os Conselhos Tutelares em suas comunidades”.

ACMD
A Associação Comunidade de Mãos Dadas é uma Organização da Sociedade Civil de assessoramento que atua por meio da conscientização, articulação e mobilização da sociedade, agregando a iniciativa privada, o terceiro setor, o meio acadêmico e o poder público na construção de redes para busca de soluções para demandas relacionadas aos direitos e responsabilidades das crianças e adolescentes. Tem como missão, ser articuladora de futuros desejáveis, inspirar a sociedade e provocar transformações benéficas pelos caminhos da inovação e da prática, pautadas em princípios e valores humanos universais.

OBREIROS DO BEM

A Sociedade Espírita Obreiros do Bem tem 43 anos de atuação e participa da rede socioassistencial do município de Ribeirão Preto atuando na Proteção Social Básica da Política de Assistência Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Atende cerca de 200 crianças e adolescentes no contraturno escolar, em idade compreendida entre seis a 17 anos. Atualmente, é credenciada e inscrita no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e no Conselho Municipal da Assistência Social.

Possui sede própria e área de construção aproximada de 1.500 m². Dispõe de biblioteca, sala administrativa, sala de gerenciamento de doações, salas de oficinas, sala de apoio, sala da equipe técnica, sala de informática, oficina de tear, atelier de costura, cozinha, refeitório, quadra de esporte coberta, quadra de areia, parque recreativo, banheiros femininos e masculinos, sala profissionalizante de gastronomia e cozinha industrial.

A entidade fica na Rua Gui Saad Salomão, 880 – Parque Ribeirao Preto – Ribeirão Preto (SP).

SERVIÇO
Data: 21/03/2024Horário: 13h45 às 17h45Local: Sociedade Espírita Obreiros do Bem – Rua Gui Saad Salomão, 880 – Parque Ribeirão
Inscrições: https://forms.gle/dGa4fG2tM7W8MgZt5

Saiba mais:
📍 Currículo Marcelo Nascimento: https://linktr.ee/acmdsantos
🎬 Vídeos Aceleradora:

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo