“O que vocês vão levar de melhor da escola são momentos como esse”, disse o escritor Luiz Puntel no projeto Combinando Palavras

“O que vocês vão levar de melhor da escola são momentos como esse”, disse o escritor Luiz Puntel no projeto Combinando Palavras

No palco do Teatro Municipal, alunos da ETEC José Martimiano da Silva apresentaram releituras para diversos livros do autor ribeirão-pretano.

Num encontro marcado pela animação dos alunos no palco e na plateia e total interação do autor com os estudantes, a sessão do projeto Combinando Palavras entre o professor e escritor Luiz Puntel e os alunos da ETEC José Martimiano da Silva teve poesia, protesto, crítica social, denúncia. Tudo a partir de cinco livros de Puntel, que tiveram suas temáticas revisitadas em diferentes linguagens artísticas.

As obras “Açúcar Amargo”, “O Grito do Hip Hop”, “Tráfico de Anjos”, “Deus me Livre” e “Meninos sem Pátria” ganharam interpretações variadas com dança, videoclipe, música, desenhos, quadros, pinturas e até releitura gastronômica, com alunos do curso de Gastronomia e Nutrição apresentando cardápio inspirado na origem mineira de Puntel e nos personagens de “Açúcar Amargo”. “É uma emoção muito grande receber toda essa alegria e esse acolhimento”, disse Luiz Puntel.

Parceira do Combinando Palavras desde 2018, a ETEC José Martimiano da Silva inovou e trabalhou com dois autores em 2024, deixando os alunos livres para a escolha da leitura das obras e para o processo criativo. Participaram estudantes de 13 cursos da escola, todos técnicos. A cada apresentação, o escritor Luiz Puntel falou sobre a inspiração do livro escolhido e contou algumas histórias por trás das obras.

Foto: Divulgação

Memória afetiva

Gabriel Signorini Rodrigues, 17, aluno do curso de Administração, participou pela primeira vez do Combinando Palavras e quer viver a experiência novamente. “Nosso processo criativo foi muito interessante porque abriu nossa mente. Escolhemos fazer teatro e esse exercício me trouxe aprendizado de muitas coisas novas”, festejou. A colega de curso Sofia Amâncio também estreou no projeto e era uma das mais animadas. “Foi algo novo e legal porque os professores deixaram muito na nossa mão e exercemos nossa criatividade. Além disso, foi valoroso o tempo que passamos juntos, criando nosso poema com todo nosso carinho. foi muito especial –  tanto pela literatura, como por estar no Teatro Municipal, local que nem todos têm a oportunidade de estar. Fico muito feliz que a ETEC tenha essa parceria com a Feira do Livro e com o Combinando Palavras”, disse a estudante.

No encerramento, Puntel enfatizou a importância do Combinando Palavras na vida dos alunos para além da escola. “Nem tabelas periódicas, nem orações subordinadas adversativas. O melhor que esses adolescentes vão levar da escola são momentos como esses vividos aqui. O que vai ficar é a alegria de ter uma manhã no Teatro Municipal para conversar com o autor que eles trabalharam durante meses. Isso é muito rico”, ressaltou o escritor

A diretora da ETEC, Silvânia Soares da Silva Santos, reforçou a fala do autor. “No início, foi um desafio levar literatura para cursos técnicos. Abraçamos a proposta e está dando certo. No momento em que eles leem, eles se apropriam; no momento em que afloram a criatividade para homenagear o autor, eles se expõem. E isso ajuda a refletir, a melhorar a criticidade, o caráter. Essa memória afetiva da FIL, junto com a escola e com o autor, é o maior legado”, enfatizou a diretora.

“Foi uma alegria imensa participar deste projeto e estar aqui com os estudantes. Escrever é sempre solitário e o encontro com os leitores é emocionante. Ainda mais com as representações que eles trouxeram. Por trás de cada aluno e de cada profissional há um ser humano. E, a literatura trabalha com emoção e com nossa expressão. A literatura transforma”, finalizou Puntel.

O projeto

Neste ano, o Combinando Palavras realizou, neste ano, 17 encontros entre os alunos e 11 autores brasileiros: Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil homenageada pela FIL), Fernando Anitelli, Antônio Xerxenesky, Jeferson Tenório, Júlio Emílio Braz, Natasha Felix, Márcia Kambeba, Luiz Puntel, Ana Luiza Gentil, Camila Deus Dará e Antonio Prata. O bate-papo com os escritores aconteceram no Theatro Pedro II, Teatro Municipal, Teatro do Sesi e anfiteatro do Colégio Cervantes, em Ribeirão Preto; Anfiteatro Municipal de Luiz Antônio; Teatro do Sesi, em Franca e Theatro Carlos Gomes, em São Simão.

Sobre a FIL

A FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realizou neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Realização

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. 

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient
Patrocínio Ouro: Arteris
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan
Instituição Cultural: Sesc

Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, Alma (Academia Livre de Música e Artes), Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias