Os canais de WhatsApp, lançados em setembro de 2023 pela Meta, vieram para ampliar as possibilidades de interação com o consumidor. Com a nova ferramenta, grandes marcas enxergaram a possibilidade de expandir a presença no aplicativo de mensagens mais popular do mundo, de acordo com a Similarweb, e fortalecer a conexão com o público por meio de conteúdos interativos e experiências.
O Boticário foi uma das primeiras empresas a investir neste novo recurso e, em apenas três meses de atividade, tornou-se a marca de beleza com maior número de seguidores em um canal de transmissão no WhatsApp do Brasil. Ao contrário do canal de vendas, onde o consumidor consegue adquirir os produtos da marca, o objetivo deste novo formato é manter o público informado sobre as principais notícias sobre a empresa e apresentar tendências de autocuidado, beleza e bem-estar.
Atualmente, a comunidade criada pelo Boticário conta com mais de 350 mil usuários na plataforma e uma média de crescimento de mil seguidores por dia – taxa quase duas vezes maior que a média do segmento. Apenas nas últimas duas semanas, o canal registrou um aumento de 233% no número de participantes – aproximadamente dez mil novos usuários por dia – após divulgação intensa nos perfis proprietários em outras redes sociais.
Sylvia Branco, Gerente Sênior de Comunidades, Conteúdo, Mkt de Influência e Imprensa de O Boticário e Quem Disse Berenice, conta que os números foram conquistados por meio de uma estratégia de conteúdos exclusivos e priorização dos consumidores que fazem parte deste grupo, com avisos antecipados sobre promoções, lançamentos e dicas de presenteáveis.
“O WhatsApp é uma plataforma muito importante para a estratégia de relacionamento entre marca e consumidor. Estamos falando de um aplicativo de altíssima penetração entre a população brasileira e que está presente no celular de milhões de pessoas, entregando instantaneidade na comunicação. Além de peça fundamental para a omnicanalidade da marca, por meio da venda de produtos e atendimento ao consumidor, agora também nos ajuda a estreitar os laços com nossos botilovers, comunidade de apaixonados pela marca que se sente privilegiada de receber informações exclusivas e fica ansiosa por atualizações sobre Boti”, destaca a executiva.
As publicações são feitas diariamente e dão destaque ao portfólio robusto do Boticário, com mensagens curtas e links que direcionam para o site oficial e outras redes sociais da gigante da beleza, e recebem aproximadamente duas mil curtidas cada. A maioria das mensagens contam com perguntas ou provocações divertidas aos usuários, para estimular reações e cliques nos links compartilhados. Em fevereiro, o canal foi uma das principais fontes de tráfego orgânico do Boticário – atrás apenas de Instagram e Facebook – totalizando 4% de todas as sessões orgânicas do mês.
Sylvia ressalta que, além de gerar conversão, a plataforma também ajuda a conhecer as preferências do consumidor: “Para nós, é muito importante entender o que interessa nosso público e o que eles buscam consumir no canal do Boti. É assim que identificamos nossos pontos fortes para continuarmos em um ritmo acelerado de crescimento, conquistando engajamento orgânico e qualificado. O Boticário coloca o consumidor no centro em cada um dos movimentos que realiza e com este projeto não poderia ser diferente. Temos uma preocupação genuína em estarmos cada vez mais próximos e proporcionar uma experiência única aos seguidores”.
Com uma das melhores taxas de adesão entre as marcas do mercado nacional de beleza, Boticário pretende continuar investindo no canal e mira em objetivos cada vez maiores: “É muito gratificante alcançar esses feitos pois mostram que todo o empenho do nosso time está dando resultado. Nossa meta agora é chegar a 1 milhão de seguidores e, em breve, nos consolidarmos como a marca mais seguida, entre todos os segmentos, do país”, conclui a executiva.
A busca constante por inovação faz com que a gigante da beleza esteja sempre antenada às novidades do mundo digital, acompanhando tendências e novos formatos de diálogo com os consumidores. Além do canal no WhatsApp, O Boticário está presente em todas as redes sociais e acumula mais de 30 milhões de seguidores – sendo 11 milhões no Instagram, 15 milhões no Facebook, 234 mil no Twitter, 2 milhões no Youtube e 4 milhões no TikTok – tornando-se a marca de beleza mais seguida da plataforma e vencedora do TikTok AD Awards na categoria “Vai pra For You caramba”, pelo melhor uso de formato, e indicada em outras cinco categorias. A estratégia de redes e comunidade da marca é tão forte que foi eleita como a mais mencionada ou indicada por influencers, de acordo com pesquisa realizada pela MindMiners, em parceria com a YouPix.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos e marca primogênita do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem a maior rede franqueada** de Beleza e Bem-estar do Brasil com pontos de venda em 1.650 cidades brasileiras e com presença em 15 países. O Boticário conta com um amplo portfólio composto por itens de perfumaria, maquiagem e cuidados pessoais e está presente nos canais de loja, venda direta e e-commerce. Comprometida com as pessoas com o planeta, a marca possui o maior programa de logística reversa em pontos de coleta do Brasil, o Boti Recicla. Além de fazer parte do movimento Diversa Beleza – um compromisso com a beleza livre de estereótipos – e não realiza testes em animais. Fontes:
*Kantar, LinkQ On-line, maio de 2022. **ABF (Associação Brasileira de Franchising). Ranking das 50 maiores redes de franquias do Brasil por número de unidades de 2022.