Novo Mapeamento do Ecossistema de Inovação, elaborado pelo SUPERA Parque, aponta 321 empresas inovadoras na Região Metropolitana

Novo Mapeamento do Ecossistema de Inovação, elaborado pelo SUPERA Parque, aponta 321 empresas inovadoras na Região Metropolitana

Número de startups cresce 9,5% na região de Ribeirão Preto, aponta estudo do SUPERA Parque
(Atualizado em 25/11/2022 - 16:03)

O número de startups em Ribeirão Preto e região cresceu 9,5 % desde 2021, totalizando, hoje, 321 empresas inovadoras de base tecnológica. É o que revela o novo estudo elaborado pelo SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia sobre a composição do ecossistema de inovação tecnológica, em 21 diferentes segmentos, nas 34 cidades que abrangem a Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

O evento de lançamento acontecerá no dia 23 de novembro (quarta-feira), às 14h no no SUPERA Parque. A entrada é gratuita e aberta a todos que desejam compreender mais sobre o ecossistema de inovação para participar, basta se inscrever através do  link: http://fipase.superaparque.com.br/Xn4AUp9IjC

De acordo com Eduardo Cicconi, gerente do Parque Tecnológico, o mapeamento anda em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, prevista pela ONU, uma vez que materializa informações para facilitar o acesso à ciência, empreendedorismo, tecnologia e inovação. Além de trazer uma grande fotografia das potencialidades regionais.

“É mais uma entrega de valor para todo o ecossistema que terá informações atualizadas para compreender o atual estado do ecossistema de inovação tecnológica da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Dessa forma, é possível conhecer as potencialidades e tomar decisões a partir do mapeamento”, destaca.

A região tem se destacado como um importante polo de inovação e tecnologia, principalmente na área da saúde e do agronegócio. Na área da saúde conta com um grande cluster composto por um parque industrial forte, universidades de ponta, concentração de startups, diversos hospitais de referência, Hemocentro, Centro de Tecnologia em Células Car-T, unidade Embrapii para descoberta e desenvolvimento em fármacos e escritórios do Butantan e da Fiocruz-SP. Na área do agronegócio há fortes conexões com a academia e startups, por parte de empresas que buscam desenvolver a inovação aberta,além de grandes eventos, como a Agrishow e a Fenasucro.

Resultados e insights
O Mapeamento do Ecossistema de Empreendedorismo e Inovação de Ribeirão Preto revela 102 novas startups adicionadas desde a última divulgação do estudo. Os segmentos mais comuns entre as startups que adentraram no mapeamento foram o Agritech, Healthtech, Tech, Foodtech e Biotech. Neste estudo também foi possível observar que 93% das startups se encontram na cidade de Ribeirão Preto.

“O mapeamento do ecossistema de inovação, tecnologia e empreendedorismo fotografa – com localizações geográficas, análises e números – o potencial da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. Traz a diversidade de ambientes de inovação e evidencia o aumento no número de startups e no número de segmentos contemplados. Retrata, assim, toda a energia criativa de nossa região”, destaca Bruno Gasparini, responsável  pelos Estudos Setoriais do SUPERA Parque.


Metodologia do mapeamento
O mapeamento foi realizado pela equipe dos Estudos Setoriais do Supera Parque, a partir de bases de dados de mapeamentos anteriores e de divulgação na mídia de formulário de cadastro.
Foram enquadradas no estudo as startups e empresas jovens de base tecnológica, com página ativa na web (site, Linkedin, Instagram ou Facebook) ou que estão em portfólio de aceleradoras e incubadoras de startups. Outro filtro do mapeamento foi a exigência para que as empresas participantes estivessem localizadas em pelo menos um dos municípios da Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

As empresas e startups que se enquadram no escopo do mapeamento e não apareceram nesta edição podem preencher o formulário através do link https://forms.gle/EUcHYfmNE4y9ga4z7 , disponibilizado a partir do dia 24/11, para constarem na atualização do relatório dinâmico (dashboard) que será feita em dezembro.


SUPERA PARQUE
O SUPERA Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, gerido pela Fipase, é resultado de uma parceria entre a Universidade de São Paulo (USP), Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento do Estado de São Paulo. Instalado no Campus da USP local, o Parque abriga a Supera Incubadora de Empresas, o Supera Centro de Tecnologia, a associação do Arranjo Produtivo Local (APL) da Saúde, o Polo de Inovação em Software (PISO), além do Supera Centro de Negócios.

Ao todo, são 83 empresas instaladas no Parque, sendo: 60 delas na Supera Incubadora de Empresas de Base Tecnológica; 22 empreendimentos no Centro de Negócios e 01 empresa instalada no loteamento.  O Parque Tecnológico está em expansão com a urbanização de lotes para instalação de empresas e a implantação do Container Park, um novo complexo empresarial.Outras informações sobre o Parque estão disponíveis no site superaparque.com.br

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo