Novas startups iniciam programa de inovação aberta do Dabi Business Park

Novas startups iniciam programa de inovação aberta do Dabi Business Park

Selecionadas passarão três meses no hub de inovação, a Área 51, em contato direto com as mantenedoras e recebendo suporte para o desenvolvimento e expansão dos negócios

O programa de inovação aberta do Dabi Business Park, o Dabi Start Me Up, apresentou nesta segunda-feira (1º/4) quatro novas startups que pelos próximos três meses ficarão hospedadas na Área 51, o hub de inovação do complexo empresarial, usufruindo dos benefícios do ecossistema, acelerando seus negócios e qualificando suas soluções para atender as necessidades das empresas mantenedoras do programa.  

Complexo Empresarial abriga a Área 51, hub de inovação que abriga as startups. (Rafael Cautella / Dabi Business Park)

Em sua terceira temporada, o Dabi Start Me Up selecionou empreendimentos de segmentos distintos como Indústria 4.0, Agronegócio, Gestão de Pessoas e Vendas. As startups BSafer, eNe, Taqe e UP Vendas foram as escolhidas dentre dezenas de inscritos e passaram por uma comissão julgadora que considerou critérios como potencial tecnológico e competências individuais dos integrantes do time.  

“O programa de inovação busca soluções para os desafios propostos pelas empresas mantenedoras, por isso os representantes das empresas se envolveram diretamente na seleção. Nosso time de especialistas auxilia nesta escolha valorizando pontos chave como o perfil de empreendedores e os modelos de negócio mais promissores”, explica o gestor do hub de inovação, Ricardo Agostinho. 

Conheça as escolhidas e seus segmentos de atuação:  

Industria 4.0 

Fundada em 2020, em Araras (SP), a BSafer desenvolve soluções inteligentes para segurança industrial. Suas ferramentas são capazes de integrar tecnologias para a realização e controle de procedimentos de segurança, desburocratizando processos e tornando-os eficientes e rastreáveis do começo ao fim. “Por meio de um ‘cadeado inteligente’, nossa solução guia o colaborador no cumprimento dos procedimentos de segurança sem pular etapas, visando reduzir desvios e acidentes de trabalho em função de erros humanos”, explica Rodrigo de Moraes, cofundador da iniciativa. 

Pioneira no segmento, a BSafer entrega um serviço 100% digital, fácil e rápido de usar, com ferramentas personalizáveis e acompanhamento em tempo real e remoto. “Para nós, a jornada no Dabi Start Me Up representa uma oportunidade excepcional de acelerar nosso crescimento, fortalecer nossa posição no mercado e continuar inovando”, ressalta Ezequiel Dornelas, cofundador da empresa. 

Agronegócio 

A eNe oferece serviços agronômicos digitais com precisão para o campo por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial. A agtech tem como um dos diferenciais oferecer soluções de recomendação para lavouras via WhatsApp. “Nossa solução combina conhecimento em solos e nutrição de plantas com recursos tecnológicos pensados para oferecer a melhor experiência aos nossos clientes, melhorando eficiência dos processos e promovendo a sustentabilidade nas atividades agropecuárias”, explica Rafael Otto, docente da Universidade de São Paulo (USP) e fundador da iniciativa. 

“Estamos animados e ansiosos em fazer parte do programa, acredito que temos muito a aprender e também a contribuir com a Área 51. Espero que juntos possamos crescer e levar ainda mais conhecimento digital para o agronegócio”, Guilherme Martineli Sanches, pós-doutor em ciência do solo e participante do projeto. 

Recursos Humanos  

Em ação desde 2017, a Taqe propõe um modelo de atuação na gestão de recursos humanos focado em dinamização e eficiência dos processos seletivos. A plataforma de empregabilidade reúne candidatos, empresas e instituições de ensino para – através de testes gamificados, redação e videoentrevistas – conectar candidatos a oportunidades de emprego e formação. A plataforma reúne 2,7 milhões de candidatos e já intermediou mais de 165 mil oportunidades. 

“‘Taqe’ é uma palavra em quéchua, um idioma dos povos andinos, cujo significado é “junção de energias” e nossa a startup existe graças a conexão entre pessoas e organizações que acreditam na possibilidade de “um mundo sem pré-requisitos”, onde processos seletivos sejam mais eficientes e revelem o verdadeiro potencial das pessoas”, conta a jornalista e cofundadora da iniciativa Ana María Correa Rodríguez. 

Vendas 

Fornecendo infraestrutura tecnológica para o setor de vendas diretas, simplificando a gestão de comissões e pagamentos através de uma plataforma integrada, intuitiva e segura, a UP Vendas atua para garantir que empreendedores possam acompanhar a vida financeira do próprio negócio. “Nossa solução descomplica o ‘pagar’ e ‘receber’ para empresas e pequenos empreendedores, como revendedoras, oferecendo soluções como a venda online com link de pagamento, loja digital gratuita e maquininha de cartão simples. A proposta é tornar o processo de vendas mais conveniente tanto para o negócio, quanto para o cliente”, relata Francisco Silva, CEO da marca. 

O portfólio da fintech reúne mais de 300 empresas e 55 mil revendedoras. “Acreditamos que o programa pode ser um diferencial para expandir nossos meios de atuação, em contrapartida queremos poder contribuir com o ambiente inovativo da Área 51 com nosso conhecimento em tecnologia e serviços financeiros”, frisa Caio Teodoro, CTO da empresa. 

Dabi Start Me Up 

Em sua terceira temporada, o programa de inovação aberta segue até julho aceitando inscrições de empreendedores e startups interessados em apresentar soluções para os desafios propostos pelas empresas mantenedoras. As inscrições podem ser feitas pelo link https://pqdi.dabibusinesspark.com.br/. As informações completas estão disponíveis em https://dabistartmeup.dabibusinesspark.com.br/   

Durante três meses na Área 51 as startups e trabalharão uma trilha formativa contendo workshops, mentorias, oportunidades de networking e conexão com potenciais clientes, apoio na captação de investidores e ainda a completa imersão num ambiente pensado para integrar pessoas, ideias e inovação. 

São mantenedores do Dabi Start Me Up: Santa Emília, LagoSan, Pedra Agroindustrial, AgriforLife (Casa Bugre), Ourofino Agrociência, Usina Santa Adélia, Bio Energy Hub, São Martinho, Harven Agribusiness School, Sanchez Lab, Sicoob SP e Secretaria de Inovação e Desenvolvimento de Ribeirão Preto. Como parceiras do projeto estão QuikDev, Treesales e Darede Serviços de TI. 

Área 51 

Hub de inovação do Dabi Business Park, a Área 51 é um espaço de 500m2 dentro do centro empresarial dedicado a empresas e pessoas que buscam inovação aberta e conexão com grandes empresas, startups, investidores, mentores e instituições de ensino. Oferece completa infraestrutura física e de comunicações, abrigando atualmente 24 parceiros. 

Dabi Business Park 

O Dabi Business Park é um centro empresarial desenvolvido para conectar pessoas, ideias e empresas, promovendo inovação e gerando novos negócios. Instalado em uma área com mais de 100 mil m², às margens da Rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP), abriga de grandes empresas à startups. O espaço conta com áreas a partir de 60 m² até lajes de 5 mil m². Uma de suas âncoras é a Área 51, um hub de inovação que atende empresas residentes e externas. 

Serviço 

Dabi Start Me Up – 3ª Temporada
Kick-off: 01/04/2024
Inscrições abertas até: 31/07/2024
Informações: https://dabistartmeup.dabibusinesspark.com.br/
Inscrições: https://pqdi.dabibusinesspark.com.br/

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo