Necta constrói rede que interligará os municípios de Cravinhos a São Simão

Necta constrói rede que interligará os municípios de Cravinhos a São Simão

Obras de expansão iniciaram no primeiro semestre e têm previsão de terminar até abril de 2024
(Atualizado em 06/09/2023 - 09:45)

A Necta, companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado no noroeste do Estado de São Paulo, está investindo em expansão de sua rede que interligará os municípios de Cravinhos e São Simão. Com isso, até abril de 2024, São Simão passará a fazer parte do grupo de municípios atendidos pela companhia. O projeto, que prevê investimento de R$ 32 milhões, foi aprovado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo – ARSESP. Serão construídos 34 km em aço dn 6” e 5 km em PEAD dn 125.

O Projeto São Simão representa importante vetor de desenvolvimento regional, aumentando a competividade das indústrias a partir da disponibilidade de uma nova fonte de energia. O gás natural tem fornecimento contínuo e mais seguro, uma vez que não necessita de estoque de combustível, aumentando a segurança e liberando espaços que podem ser melhores aproveitados. Outra vantagem é a preservação do meio ambiente já que, em razão de emitir menos carbono comparado a outros combustíveis fósseis, durante a queima há menor emissão de poluentes. Os produtos resultantes de sua combustão são isentos de enxofre e partículas, como fumaça e fuligem. Trata-se de uma energia de transição para uma economia de baixo carbono.

O gás canalizado é versátil e pode substituir com eficiência e muitas vantagens qualquer fonte de energia. O combustível atende inúmeros setores, como industrial, comercial e residencial, em diversas aplicações como aquecedores, caldeiras, fornos, estufas, geradores, turbinas, entre outras. É possível utilizá-lo também em empilhadeiras e em frotas dos veículos, leves ou pesados, com o Gás Natural Veicular (GNV).

Ao ser utilizado no setor industrial, por exemplo, o gás natural colabora para o aumento da competividade das empresas que, com o seu uso, alcançam ganhos econômicos e ambientais significativos, consequentemente gerando mais empregos, investimentos e qualidade de vida, atraindo ainda outras companhias para o município.

Em relação à segurança, vale ressaltar que o gás natural se dissipa facilmente na atmosfera em caso de vazamento. Outro fator importante é a instalação do sistema de odorização, responsável em inserir o odorante (“cheiro”) no gás natural. Este processo possibilita que, em caso de vazamento, o gás seja rapidamente identificado. Ainda prezando pela segurança na rede, há a instalação de sinalização aérea por meio de marcos de concreto, informando que no local há tubulação de gás e o telefone de emergência da Necta para caso de necessidade.

Os marcos são localizados ao longo de todo o trajeto da tubulação, com uma distância máxima de 300 metros um do outro, e também nas mudanças de direção, nas travessias e cruzamentos. Válvulas de bloqueio do fluxo de gás também são instaladas sistematicamente ao longo da tubulação para facilitar a operação do sistema e acionamento em caso de emergência.

A operação do Sistema de Distribuição do gás natural é monitorada em tempo integral através de uma inovadora tecnologia de telemetria. Ao longo do traçado de instalação do duto, nenhuma árvore será retirada e todas as APPs serão preservadas uma vez que, nesses locais, a tubulação será instalada através do método não destrutivo por perfuração dirigida. Todos os investimentos para implantação da rede são de responsabilidade da Necta.

Por último, é de extrema importância que, ao ser realizada manutenção ou qualquer atividade de obra, principalmente escavações, próximo ao local onde a rede for instalada, que a atividade seja acompanhada pela companhia, para que não ocorra incidentes com a rede e prejudique o fornecimento do gás canalizado. Para isso, basta entrar em contato com a central de atendimento, 24h por dia, todos os dias do ano, no número 0800-773-6099.

Sobre a Necta – Companhia responsável pelo serviço público de distribuição de gás canalizado em todo o noroeste do Estado de São Paulo, atualmente está presente com sua rede de distribuição em 42 municípios. Desde o início de suas operações, já construiu aproximadamente 1.300 quilômetros de rede de distribuição e conta atualmente com cerca de 45 mil clientes nos mercados residencial, comercial, industrial e automotivo. A empresa, que tem 120 colaboradores, tem sede em Araraquara (SP), e filiais em Araçatuba, Bauru, São Carlos e Ribeirão Preto, onde está expandindo sua presença com novo escritório, localizado na zona Sul da cidade.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo