As doenças que o mosquito aedes aegypti tem causado nos últimos anos tem ocasionado diversas mortes, e inclusive gerado uma preocupação de epidemia mundial. Por isso o município de Cravinhos realizou no sábado (22/02) mais uma edição do “Mutirão de Combate à Dengue”, que foi promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e Prefeitura de Cravinhos, com o apoio da União das Secretarias Municipais.
“Primeiramente o aedes foi o grande causador da febre amarela, posteriormente foi a Dengue e agora mais duas novas doenças foram constatadas, chikungunya e zika. Sendo que em algumas regiões do Brasil já podem ser consideradas como epidemia. Por isso mesmo precisamos juntar todas as forças possíveis para ganhar essa ‘guerra’”, revela a secretária da Saúde de Cravinhos, Roberta Meneghetti.
Para a realização desse importante trabalho foram disponibilizados funcionários de todas as Secretarias Municipais, bem como voluntários que ajudaram e conseguiram fazer um grande trabalho de prevenção em todas as residências do município.
“No total foram mais de 180 pessoas que estiveram durante todo o sábado realizando o trabalho de prevenção e eliminação dos possíveis criadouros do mosquito aedes aegypti. Só tenho que agradecer aos funcionários municipais, voluntários e a população que também saiu as ruas e muito nos ajudou. Realizaremos outros Mutirões em breve, mas queremos que todos colaborem e fiscalizem diariamente seus quintais, residências e estabelecimentos comerciais”, diz o vice-prefeito de Cravinhos, Yann Carrascosa.
E até um aquecimento antes do início desta “batalha” contra o mosquito da Dengue os servidores tiveram, com a professora de Educação Física e secretária de Cultura e Turismo, Andréa Gaspar.
Os servidores municipais de Serviços Gerais, Limpeza e Garagem realizaram o trabalho de retirada dos possíveis criadouros do mosquito, assim totalizando em torno de 20 toneladas de material que estavam acumulados nas casas da população de Cravinhos, assim evitando possíveis criadouros do mosquito da Dengue.
“Parabenizar o prefeito Itamar Bueno, que neste momento não pôde estar presente devido a recuperação de sua saúde, mas que apoiou desde o início. Em apenas um dia conseguimos retirar 20 toneladas de entulhos, que foram destinadas a locais apropriados”, revela o secretário municipal de Meio Ambiente, Vanderson Carniel.
A Secretaria da Saúde também montou um kit para entrega aos moradores, contendo um folheto informativo, água e repelente. Além de um sachê de soro caseiro, para aquelas pessoas que tenham Dengue, já poderem se hidratar.
Vale salientar que o Mutirão continuou entre os dias 24 e 28 de fevereiro em todos os bairros, inclusive recolhendo até entulhos de construção civil.