Museu Casa da Memória Italiana realiza 4ª Semana do Imigrante Italiano

Museu Casa da Memória Italiana realiza 4ª Semana do Imigrante Italiano

Presencial e online, programação traz visitas monitoradas, exibição de filme, oficina de culinária, palestra educativa e muito bate-papo tendo como tema central a cultura ítalo-brasileira

A bagagem cultural dos imigrantes italianos deixou marcas significativas no Brasil, principalmente na culinária, afinal, somos o quarto país que mais consomem macarronada no mundo. As festas de cunho religioso e a paixão por futebol são outros exemplos dessa conexão. É com objetivo de valorizar essas histórias e tradições, que o Museu Casa da Memória Italiana vai realizar a 4ª Semana do Imigrante Italiano, de 17 a 21 de fevereiro, de forma híbrida (presencial e virtual). A programação terá receitas, crenças, ofícios e questões relacionadas ao ato de imigrar, como as conquistas, desafios, perdas e ganhos.

Na próxima quinta-feira (17), às 15h, a instituição promove uma visitação monitorada no palacete erguido em 1923, edificação que preserva a história da imigração italiana por meio de sua arquitetura e decoração.

Já na sexta-feira (18), às 19h30, o Cine Memória Itália exibirá o filme “Boccaccio 70”, com episódios independentes dos diretores Luchino Visconti e Vittorio De Sica. Ao final da sessão acontecerá um bate-papo com os curadores Fernanda Stucchi e Fernando Trotta.

No sábado (19), a partir das 8h, a programação estará repleta de conhecimento cultural e muita atividade física. Terá visitação monitorada, aulas de yoga e uma oficina de culinária com O Pastifício, ensinando a fazer um Pappardelle ao molho Pomodoro, das 10 às 12h. As vagas são limitadas e os ingressos serão revertidos para contribuir com as ações do museu. No período da tarde a ação será virtual. Às 16h acontecerá uma live, pelo Instagram da instituição (@casadamemoriaitaliana), com colecionadores profissionais de selos e moedas. Eles também vão falar sobre os conceitos de numismática e filatelia no âmbito da Itália e do Brasil.

No domingo (20), às 10h, acontecerá uma palestra sobre Cidadania Italiana com Giuseppe Contri. Ele é professor e diretor da Scuola Cultura Italiana e, também, compõe o setor de Relações Públicas do Vice Consulado Italiano em Ribeirão Preto (SP). No mesmo horário acontecerá mais uma visita guiada no Museu Casa da Memória Italiana. Em comemoração ao Dia Nacional do Imigrante Italiano, finalizando a programação da semana, na segunda-feira (21), às 12h, será lançado, pelo canal do museu no Youtube, um vídeo educativo que abordará as questões da imigração italiana no Brasil e suas influências na cultura para o país.

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.