Momento favorável para o mercado de aquisições e fusões no Brasil foi tema central abordado por Ricardo Amorim e Carlos Arruda no Encontro LIDE Ribeirão Preto

Momento favorável para o mercado de aquisições e fusões no Brasil foi tema central abordado por Ricardo Amorim e Carlos Arruda no Encontro LIDE Ribeirão Preto

Evento que aconteceu na manhã de terça-feira, dia 17 de outubro, também destacou a importância da valorização das relações humanas nas negociações

Economista referência no País, Ricardo Amorim, e o consultor especialista em fusões e aquisições entre Brasil e Estados Unidos, Carlos Arruda, estiveram na cidade nesta terça-feira, dia 17, para um evento especial promovido pelo LIDE Ribeirão Preto. O encontro teve participação exclusiva dos filiados da entidade, no Centro de Eventos do RibeirãoShopping.

Abordando o tema “M&A 4.0 uma nova era de fusões e aquisições estruturadas”, eles, que são sócios na empresa AM M&A BR&USA, destacaram os desafios e os pontos importantes a serem considerados neste tipo de operação, como, por exemplo, o cenário econômico global, que, neste momento, está favorável para o mercado brasileiro.

“Antes da pandemia, a prioridade era produzir com o menor custo, o que, invariavelmente, acabava centralizando a busca de suprimentos na China, responsável por 30% da produção da indústria do mundo. Com o lockdown, o país ficou fechado por muito tempo e os componentes começaram a faltar. Ficou claro que o foco não deve ser somente o lucro. É preciso ter um certo nível de segurança para que a cadeia produtiva não seja quebrada. Diante das tensões, guerras e crises no mundo, o Brasil aparece como uma excelente alternativa de investimento, por ser um país de grande extensão, emergente – com uma economia crescente nos últimos três anos, com uma moeda fortalecida, inflação e juros reduzidos – e com baixo risco nesse aspecto geopolítico. Os investimentos externos diretos estão aumentando substancialmente. Portanto, temos uma oportunidade única em nossas mãos, que, com a estratégia correta, pode potencializar resultados. Esse contexto também é promissor para quem deseja internacionalizar seus negócios”, argumentou Amorim.

Já Carlos Arruda, que também é Presidente do conselho do LIDE Orlando – Estados Unidos – pontuou o quanto é essencial valorizar as relações humanas no M&A (fusões e aquisições), tanto para quem compra, quanto para quem vende, incluindo os profissionais envolvidos na negociação.

“A fase mais complicada no processo de empreender é a saída. Você começa sonhando, cresce e vive para o negócio e, uma hora, surge uma oportunidade de venda. Existem alguns elementos, como ego, apego, ganância e agenda obscura, das duas partes, que atrapalham qualquer transição. Tem que ter uma congruência de valores e isso, muitas vezes, é negligenciado. Cerca de 70% a 90% das oportunidades de M&A não evoluem e o principal motivo apontado pelos steakholders continua sendo a ineficiência em comunicação clara e alinhamento de expectativas. O fator humano é crucial para o sucesso. Não estamos falando só negócios, de números. São histórias e propósitos que merecem uma comunicação de valor. Unir transicional e estratégia, com habilidade e técnica, é possível e necessário”, ressaltou o consultor.

Fábio Fernandes, Presidente do LIDE Ribeirão Preto e Head Global do LIDE, celebrou a participação desses dois grandes nomes do mercado no evento. “Foi uma honra recebe-los nesse encontro absolutamente enriquecedor para todos que participaram. Ricardo Amorim e Carlos Arruda são pessoas que construíram uma trajetória admirável, que se tornaram referência. Ter acesso aos conteúdos e às análises que eles compartilharam hoje é determinante para tomarmos decisões mais assertivas”, finalizou. 

Sobre o LIDE Ribeirão Preto 

 O LIDE Ribeirão Preto é uma organização de caráter privado, que reúne empresários da região 016 do estado de São Paulo, debatendo o fortalecimento da livre iniciativa do desenvolvimento econômico e social, assim como a defesa dos princípios éticos de governança corporativa no setor público e privado.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo