Instituto Geração Inclusiva promove 1° fórum de 2023 sobre capacitismo e mercado de trabalho

Instituto Geração Inclusiva promove 1° fórum de 2023 sobre capacitismo e mercado de trabalho

Com o objetivo de levar inclusão para a área da educação, saúde, esporte e cultura, o projeto promove fóruns culturais em todo Brasil; o primeiro do ano acontece no mês de junho, em Bebedouro, de forma gratuita

O Instituto Geração Inclusiva abre agenda de eventos de 2023 sempre à frente de projetos de inclusão e acessibilidade por todo Brasil. Dessa vez, Bebedouro, cidade do interior de São Paulo, recebe o primeiro fórum de 2023 do Geração Inclusiva no próximo dia 6 de junho, com entrada gratuita.

Serão abordados temas como capacitismo e mercado de trabalho, entre outros. Na sequência, acontece um fórum especial em Ribeirão Preto sobre síndromes raras e não visíveis, seguido de edições em várias outras cidades.

O evento será a partir das 18h30, com coquetel de boas-vindas e credenciamento para imprensa, e abertura oficial às 19h30, no Centro Universitário de Bebedouro, que fica na Rua Orlando França de Carvalho, 325/326.

Participações do psicólogo Pedro Lomas, do administrador Rafa Ribeiro, que também é pós-graduado em Gestão de Pessoas, do empresário Francisco Carlos Bution e do pesquisador em Gestão do Conhecimento Robson Costa, que tem deficiência auditiva, já estão confirmadas.

Alessandra Trigo, pessoa com deficiência e servidora pública federal, também integra os debates, além da assistente social Adriana Simões, que é uma das mediadoras, junto com a professora em Educação Inclusiva Luciana Rodrigues.

Viviane Martini, que é fundadora e presidente do Geração Inclusiva, explica que, para 2023, um dos objetivos é ampliar a agenda de eventos para mais cidades e estados brasileiros, reforçando os pilares já criados no ano passado que são voluntariado (ultrapassando 200 pessoas), patrocinadores e apoiadores, além de maior proximidade com a iniciativa privada.

Ela também explica que o ponto forte dos fóruns do Instituto Geração Inclusiva, como o primeiro que acontece em Bebedouro, são os painéis. “Nos fóruns, o painel é o ponto focal, onde debates com temas acerca da inclusão são promovidos. Criamos também espaços para apresentações culturais, na maioria dos casos, preparadas por instituições parceiras, da cidade anfitriã, e que passam por uma avaliação da direção artística do nosso projeto, com o objetivo de serem mais um canal de comunicação e consequentemente, trazer mais sensibilização para o tema”.

No segundo semestre, acontecerão importantes eventos para o 2° aniversário do Geração Inclusiva, comemorado em duas datas sendo 21 de setembro, na cidade de Mococa, terra Natal de Viviane e 3 de dezembro em Ribeirão Preto, onde tudo começou.

Entre eles, acontecerá o grande Festival Cultural Geração Inclusiva, com expectativa de público de 1.500 pessoas, e direção artística de Diego Pradella, mostrando toda a potencialidade humana. Todos juntos, no mesmo palco, cada um com a sua característica, promovendo a verdadeira inclusão, onde o maior aprendizado está em conviver e respeitar as diferenças.

Expedição do Geração Inclusiva

O projeto Expedição Geração Inclusiva é outra frente que será potencializada para ampliar a inclusão nos espaços. Tudo isso com a percepção de grupos de pessoas com várias características que apontarão adaptações em espaços públicos, comerciais e eventos para promover a inclusão.

Segundo a presidente do Instituto, será possível levar o projeto para dentro de empresas e expandir os conceitos da sociedade, começando pela orientação do que é inclusão e fluindo até as melhorias desses ambientes que serão reorganizados em prol da acessibilidade.

‘’A expedição tem o objetivo de melhorar e ampliar a inclusão em todos os espaços do Brasil, pretendemos ajudar empresas e marcas que buscam se adequar quanto a estrutura e atendimento para recepcionar e atender pessoas com deficiências, alcançando públicos diversos com esses pequenos ajustes, mas que são tão necessários hoje em dia’’, finaliza Viviane Martini.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo