A Instituição Aparecido Savegnago (IAS) promove seu tradicional Concerto Artístico-Pedagógico no próximo domingo, dia 04 de dezembro, às 10h30, no Theatro Pedro II em Ribeirão Preto. A entrada é gratuita.
A apresentação contará com a participação de alunos e alunas dos cursos de música e artes visuais e homenageia o centenário (100 anos) da Semana de Arte Moderna de 1922.
“Esse ano marca uma efeméride importante, os 100 anos da Semana de 22, que tem uma relevância enorme para a arte e cultura brasileira. Então, esse tema foi trabalhado na instituição em todos os âmbitos”, explica Lucas Galon, coordenador artístico da IAS e diretor artístico do concerto.
Segundo ele, as obras musicais que serão apresentadas possuem relação com a Semana de Arte Moderna, como as de Villa-Lobos. “Também teremos uma surpresa para o público por meio de pinturas com as releituras das obras da Semana de Arte Moderna”, sinaliza.
Inventivo
De acordo com Galon, o espetáculo contará com a participação, direta e indiretamente, de mais de 100 alunos da IAS dos cursos de coral, orquestra e artes visuais. “E o público pode esperar por um espetáculo muito inventivo, com surpresas e interatividade entre as artes”, afirma.
Para ele, é emocionante ver crianças e adolescentes tocando no palco de um dos melhores teatros de ópera do Brasil, que é o Theatro Pedro II. “O Concerto Artístico-Pedagógico nada mais é do que uma celebração do que os alunos fizeram durante o ano, uma apresentação para os pais e público em geral muito inspiradora”, diz o diretor artístico do espetáculo.
Artístico-Pedagógico
Galon explica que o conceito de “Concerto Artístico-Pedagógico” é afinado com a natureza do que é feito na instituição. “Apesar de ser um concerto artístico, que envolve obras musicais consagradas, é feito por alunos e alunas que estão em pleno processo de aprendizado. Assim, vão apresentar obras artísticas e pedagógicas – no sentido de promover a evolução dos alunos na arte de cantar ou tocar -, que foram trabalhadas em ambiente escolar, em sala de aula”, conclui.
Projeto Beija-Flor
Em 2022, está em execução o Projeto Beija-flor – ano 5, que foi aprovado no mecanismo de incentivo fiscal do Programa Nacional de Apoio à Cultura, do Governo Federal, via Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo. Conta com patrocínio das seguintes empresas: ouro – Savegnago Supermercados, Grupo Toniello, Usina Alta Mogiana; prata – Unilever, Caldema, Café Três Corações, Eletrofrio e Siamar, bronze: Triex, DMB Máquinas e Café Utam.
SERVIÇO
Concerto artístico-pedagógico
Dia: 04 de dezembro de 2022
Local: Teatro Pedro II – em Ribeirão Preto
Horário: às 10h30