Grupo Ditirambo aborda heranças emocionais da Covid-19 no espetáculo Flor do Caos

Grupo Ditirambo aborda heranças emocionais da Covid-19 no espetáculo Flor do Caos

A experiência de duas jovens atrizes, isoladas em suas casas, deu voz à inquieta e resiliente personagem Ella. A peça retrata a realidade dos gatilhos emocionais deixados pela pandemia e a busca pela ressignificação da vida

O que a interrupção abrupta da interação social causou nas pessoas durante a pandemia da Covid-19? O isolamento social que afastava para proteger, deixou marcas profundas, compreendidas ou não, desencadeando sintomas de ansiedade, instabilidades emocionais e a certeza de que a solidão mexeu com a saúde mental de muita gente.
Diante desta percepção, as atrizes Giovana Araujo e Precy do Grupo Teatral Ditirambo de Ribeirão Preto, que viveram esse distanciamento, estreitando essa amizade em horas no telefone, juntaram as agruras desta experiência insólita e deram vida à personagem Ella, retratada no espetáculo Flor do Caos, que estreia no próximo dia 27, às 20 horas, pelo canal do YouTube do grupo de teatro.
A obra, concebida inicialmente como espetáculo teatral, passou por tantas transformações ao longo do processo com cada membro da equipe deixando sua digital, que seu resultado final assumiu uma forma ainda desconhecida, tal qual a trajetória da personagem Ella. Não se trata de uma peça online, ou meramente de teatro filmado, como muito se fez durante o período crítico da pandemia perante a falta do encontro presencial. Por isso a dúvida: é teatro? É cinema? Ou é um filme de teatro?
Em cena, duas figuras estranhas falam sobre Ella, uma mulher afogada nos próprios pensamentos e envolta em confusão melancólica que, visivelmente, afetou sua saúde mental refletida em suas indagações, perturbações e embates de consciência.
Por fim, diante deste caos vivido, do inusitado que ainda ronda vidas brasileiras, existe muita delicadeza, acolhimento no desejo de encontrar outros caminhos, outras razões para que Ella, consciente de si, aceite o convite para viver a vida na plenitude possível e na reconstrução de todos os seus dias. Um exemplo de empoderamento feminino tão real quanto necessário.
O espetáculo acontece também nos dias: 3, 4, 7 e 8 de dezembro pelo YouTube do Grupo Teatral Ditirambo, sempre às 20h. E no dia 9, às 19h, será presencial e ocorrerá na galeria 1, no primeiro andar do Centro Cultural Palace, localizado na rua Álvares Cabral, 322, centro. Sessão para artistas da cidade e pessoas convidadas,
Projeto- Flor do Caos é o resultado do projeto “Da Resistência À Existência” pelo Grupo Teatral Ditirambo e viabilizado pelo Edital ProAC 01/2021. Ele parte da idealização de duas atrizes sobre o fazer teatral e suas infinitas possibilidades de existências criativas no mundo, construindo diálogos e reflexões sobre a busca da liberdade por meio da autonomia e a tomada de decisões, diante das questões que permeiam a existência do “ser mulher” em seus próprios processos e fazeres cotidianos e criativos.
Ficha Técnica
Direção: Karol Nurza. Assistente de direção: Noah Almeida. Elenco: Giovana Araujo e Precy. Dramaturgia: DITIRAMBO. Cenografia: Marcos Melo. Iluminação: Adriel Parreira. Trilha: Joe Bacheschi e Precy | Figurino: Eduardo Fernandes. Fotografia: Isa Moreira e Najayra Castro. Design gráfico: Bê Bueno. Edição de vlog processo: Laís Emília. Produção Audiovisual: Rogener Pavinski. Assistente de câmera: Admes Sena
Coord. de Produção: Giovana Araujo e Precy Gabriel. Produção executiva: Eduardo Fernandes e Naiane Graciotto. Comunicação: Giovana Araujo. Realização: DITIRAMBO

Serviço:
Espetáculo Flor do Caos
Estreia: 27/11, às 20 horas, transmitido pelo Canal do Grupo Teatral Ditirambo no YouTube
Exibições em dezembro: dias: 03, 04, 7 e 8, às 20 horas pelo YouTube do Grupo Teatral Ditirambo.
E no dia 9, às 19h, será presencial e ocorrerá na Galeria 1, no primeiro andar do Centro Cultural Palace, localizado na rua Álvares Cabral, 322, área central. Sessão para artistas da cidade e convidados.

Legenda: Espetáculo teatral aborda reflexos emocionais causados pelo isolamento da Covid-19
Assessoria de Imprensa: Márcia Rosseto
(991004376)

Credito das fotos: isa Moreira!

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo