Gergelim: ingrediente compõe duas receitas do Comida di Buteco em Ribeirão Preto

Gergelim: ingrediente compõe duas receitas do Comida di Buteco em Ribeirão Preto

Concurso tem 29 bares participantes, vai até domingo (1º) e irá premiar o melhor boteco da cidade

O Comida di Buteco traz todos os anos alguns pratos tradicionais, com queijos, tubérculos, molhos, mas sempre surge aqueles “diferentões” com ingredientes inusitados e não tão usuais nas cozinhas dos botecos pelo país. Em Ribeirão Preto o concurso vai até dia 1º de maio e diante dos 29 bares participantes, alguns se destacam pelo inusitado: pastel de figo, casquinha de parmesão com siri, geleia de manga, entre outros. O destaque, dessa vez, vai para a presença do gergelim nos pratos, a semente foi usada por dois bares para compor as receitas.

O gergelim, também conhecido como sésamo, é a semente de uma planta originária do Oriente, com variação entre a preta e a branca, a semente tem suas particularidades, com um leve sabor de defumado e rica em nutrientes, a presença é comum em pães, doces e biscoitos.

No Bar do Nei, localizado na rua Conde de Irajá, no bairro Vila Virgínia, a escolha do gergelim foi na hora de empanar a proteína, então o prato participante ficou assim: filé de frango empanado no gergelim, servido com geleia de manga, maracujá e pimenta. O proprietário Ednei Gomes falou sobre a escolha do gergelim para empanar: “O motivo da escolha desse ingrediente foi a combinação dele com a isca de frango, trazendo a carne um leve sabor de defumado”, explica Ednei.

O Nei deixou claro que a escolha do gergelim foi proposital, a ideia era inovar para o Comida di Buteco esse ano: “A combinação veio com a busca por inovar, fugir da forma comum de empanar em farinhas. O público está gostando bastante, provando e aprovando”, conclui o proprietário.

Do outro lado da cidade, na rua Altiva de Farias Chaves, no bairro Parque Anhanguera, o Boteco da Lu buscou inspiração no oriente e trouxe uma receita inspirada na culinária árabe. O prato “Negócio das Arábias” é um mix de bolinho de carne com bolinho de berinjela defumada com bacon, acompanha tahine e molho de pimenta de gergelim. Ludmila Maximino, proprietária do bar, falou sobre o petisco do Comida di Buteco: “O gergelim surge como parte da pimenta, um condimento diferente que deu um contraste no prato, ela não arde muito e apresenta um leve sabor defumado e bem saboroso na composição do prato”, comenta.

Sobre o Comida di Buteco

O público e um corpo de jurados visitam os bares, votam, e elegem o campeão avaliando quatro categorias (petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida). O petisco participante leva 70% do peso da nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e o voto dos jurados os outros 50%.

Zero-Cal

Parceira do Comida di Buteco desde 2017, Zero-Cal é a linha de adoçantes líder de mercado no Brasil e a mais lembrada pelos consumidores nessa categoria há 18 anos. Em 2022, a marca patrocina o Concurso em âmbito nacional pela primeira vez. Com isto, Zero-Cal reforça seu compromisso em valorizar o bem-estar e oferecer um portfólio completo desde as substâncias mais tradicionais, até as mais naturais, para diferentes perfis de consumidores em todo o país. Os produtos da linha são especialmente desenvolvidos para pessoas que desejam equilibrar a alimentação, mas sem abrir mão do sabor.  Com foco em gerar a experimentação e engajamento com o público, Zero-Cal estará presente durante o evento com sugestões de drinks e, também, sucos e cafés para quem optar por bebidas não alcoólicas.

Santander e Comida di Buteco

Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, para o Comida di Buteco o banco oferece 10% de desconto para quem realizar o pagamento da conta no bar participante com o cartão Santander. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.

No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.

Serviço

“Comida di Buteco”
Data: 8 de abril à 1º de maio
Valor do petisco: R$ 27
Confira os bares participantes em: www.comidadibuteco.com.br/ribeirao-preto

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.