Gerenciamento de Conflitos

Gerenciamento de Conflitos

É extremamente importante para o Gestor ter consciência de que seu papel é analisar respostas que as pessoas darão, e não gerenciar emoções dos envolvidos no conflito.

Desafios do Gestor

O simples fato de existir grupos já podemos considerar uma oportunidade real de conflitos numa organização.

As organizações constituem verdadeiras arenas para conflitos individuais ou grupais, que surgem naturalmente.

É extremamente importante para o Gestor ter consciência de que seu papel é analisar respostas que as pessoas darão, e não gerenciar emoções dos envolvidos no conflito. Vamos pegar o exemplo clássico do rei Salomão diante de um conflito.

Diante das mulheres que disputavam a posse de uma criança, Salomão usou da sua sabedoria e planejou uma situação para descobrir a mãe verdadeira.

Através das respostas das mães diante da situação criada, conseguiu decidir sem ser afetado pelo calor da emoção. Salomão observou, analisou as respostas, ou seja atitudes das mães, e teve a resposta esperada, sendo possível decidir através da razão.

Quais os fatores geradores do Conflito?

A origem dos conflitos está relacionada com a nossa percepção. Cada pessoa percebe a realidade de acordo com a sua perspectiva. Outro fator é a distância. Quanto mais distante estivermos da realidade objetiva, maior a incompreensão, a frustração e o conflito. Essa distorção influenciará nossas decisões, julgamentos e avaliações. Para entender o que isso significa na pratica, proponho analisar a figura abaixo.

Vamos então fazer um teste!!

O que você enxerga primeiramente nessa figura?


Você conseguiu enxergar uma jovem ou uma idosa?

Sua primeira imagem foi uma idosa? Se afirmativo essa imagem será denominada de FIGURA.

Olhe mais atentamente noutra perspectiva e veja se consegue enxergar uma jovem. Conseguiu identificar uma jovem? Se não conseguiu olhe novamente.

Se conseguiu enxergar a jovem, então essa imagem será denominada FIGURA, e a idosa será considerada o FUNDO. A partir de agora você conseguiu enxergar o TODO, composto de partes, permitindo ver as duas imagens.

Qual aprendizado dessa experiencia?

Quando você conhece uma pessoa fica atraído por exemplo pelo cabelo, e deixa de enxergar o sorriso. Quanto mais tempo estiver com essa pessoa mais detalhes você conseguirá identificar.

Entender e aplicar os conceitos da relação FIGURA e FUNDO, significa olhar o mundo através de uma perspectiva sistêmica, ampla e global.

Significa que é muito importante fazer uso da razão, não se deixar levar pelas emoções. Numa negociação devemos observar, pesquisar, planejar e não decidir pelo impulso.

Se gostou, apresente essa figura para mais pessoas, e observe as respostas e como reagem diante dessa figura.

Contribuições da Gestão de Conflitos

  • As organizações do futuro, mais que as atuais, irão operar em um ambiente influenciado pela Revolução 4.0, incerto, disruptivo, complexo e altamente competitivo.
  • Cada vez mais trabalharemos com equipes heterogêneas em termos de raça, etnia, gênero e outros grupos culturalmente diversos.
  • O mercado exigirá Administradores capacitados para liderar e influenciar os colaboradores de modo eficaz, usando uma abordagem motivacional que se ajuste a cultura em questão;


Os conceitos motivacionais se aplicam em todas as culturas desde que estes profissionais obtenham informações relevantes sobre dois fatores. Como? Quais as necessidades que as pessoas estão tentando satisfazer e quais recompensas satisfarão tais necessidades. Todos os seres humanos são motivados por recompensas, no entanto o valor dado a cada tipo de recompensa varia de cultura para cultura.

Agende um horário sem compromisso.
Atendimento presencial e online

Entre em contato com Prof. Me. Daniel R Deschauer (@daniel_deschauer)
Telefone: (16) 98258-7883.
E-mail: danielrdeschauer@gmail.com

Daniel Ramos Deschauer

Graduado em Psicologia pela Universidade de Guarulhos em 1977. Mestre em Administração Estratégica. Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Pessoas e Pós-Graduação em Docência Superior. Coach especialista em Inteligencia Emocional.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo