Fundação do Livro e Leitura anuncia agenda de atividades em novembro com saraus e cinema

Fundação do Livro e Leitura anuncia agenda de atividades em novembro com saraus e cinema

A tradicional agenda cultural de Ribeirão Preto começa já na quarta-feira com o sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, às 20h. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

Encerrando o calendário de 2024, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia a programação cultural gratuita do mês de novembro. A primeira atividade é o Sarau dos Médicos, organizado pelo Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, nesta quarta-feira, 6 de novembro, às 20h, que acontece na sede da entidade, na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América.

Na semana seguinte, no dia 16 de novembro (sábado), ocorre o Sarau Odilon, que promove a “Confraternização Odiloniana”, uma ação comemorativa com a presença de participantes de edições anteriores. O evento conta com apresentações de Renato Caetano, Dayo Poetise, Sheila Brandão, D. Santos, Fabricio Bispo, Tiago Spoken, Odete Dias, Silvia Seixas, entre outros convidados. O Sarau Odilon será realizado às 19h, no Centro Cultural Quintino Facci II (Rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II).

Foto: Divulgação

Cinema

O Cine Fórum, evento tradicional na programação cultural da Fundação do Livro e Leitura, também está com data marcada neste mês: será no dia 23 (sábado), às 18h. O filme escolhido é “Casa de Areia e Névoa” (2003), dirigido por Vadim Perelman. A exibição será conduzida pelos irmãos André e Marcos de Castro, os Gêmeos do Cinema, que promoverão um debate com o público após a sessão.

Segundo os organizadores, um dos destaques do filme é o desempenho do elenco. “É um dos poucos filmes em que se pode destacar a interpretação de todos os atores, independentemente dos papeis. Este é um filme de elenco”, comenta Marcos. Ele observa ainda que, embora a mensagem da obra seja forte, as atuações ganham protagonismo.

André de Castro espera discutir com o público um dos temas abordados no filme. “Como uma pequena disputa pode se transformar em algo grave com o tempo”, mostra. Ele aponta que, em 2003, era possível escolher um lado na narrativa, mas 20 anos depois, a visão sobre os protagonistas se amplia. “Hoje, ambos podem estar certos e errados ao mesmo tempo”, reflete.

SERVIÇO:

Sarau – Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data e horário: 06/11 (quarta) | 20h
Local: sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Sarau – Odilon “Celebração Odiloniana” (Com Renato Caetano, Dayo Poetise, Sheila Brandão, D. Santos, Fabricio Bisco, Tiago Spoken, Odete Dias, Silvia Seixas e outros)
Data e horário:
16/11 (sábado) | 19h
Local: Centro Cultural Quintino Facci II (rua Ernesto Petersen, 36, Quintino Facci II)
Aberto e gratuito

Cine Fórum Exibição e bate-papo sobre o filme “Casa de areia e névoa” (2003)
Data e horário: 23/11 (sábado) | 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Último encontro da oficina de Contação de Histórias acontece neste sábado em RP

Encontro será conduzido por Monalisa Machado, na Biblioteca Sinhá Junqueira, em Ribeirão Preto. Com o tema “Ouvir e contar histórias: um jogo de afetos”, oficina é voltada para iniciantes e experientes, com inscrições gratuitas limitadas a 20 vagas. O projeto, que já promoveu mais 15 encontros, promove a troca de experiências e a formação de novos contadores de histórias.

Alma abre 40 vagas para o Coral Canto da Alma em Ribeirão Preto

Inscrições podem ser feitas até o dia 13 de março (quinta-feira). As aulas são gratuitas e acontecerão às sextas-feiras, das 19h às 21h, no auditório do Centro Cultural Palace. Aberto para pessoas acima de 22 anos, com ou sem experiência musical.