Fórum ESG discute práticas sustentáveis em pequenos negócios e na indústria

Fórum ESG discute práticas sustentáveis em pequenos negócios e na indústria

Em sua 6ª edição evento se aprofunda nas pautas da Agenda 2030 da ONU e recebe representantes do SEBRAE e SENAI

Na próxima quinta-feira (25), às 8h30, o Dabi Business Park recebe a 6ª edição do Fórum Regional ESG, que terá como tema o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 12 da ONU (ODS 12): Consumo e Produção Sustentáveis.

O primeiro painel: “Como micro e pequenas empresas podem aplicar práticas de gestão sustentáveis” será apresentado pelo analista de negócios do SEBRAE, Marcelo Hiene. O especialista irá falar sobre questões do dia a dia das organizações e explicar como é possível desenvolver planos de ação e programas alinhados com as premissas ESG, de maneira simples e eficaz. Também serão apresentados os programas de capacitação que a entidade oferece sobre o tema.

Na sequência, o SENAI aborda em um painel voltado às indústrias os desafios da transição energética – adoção de novos modelos de produção e consumo de energia –, e como ela pode gerar melhorias para o meio ambiente, economia e sociedade. A pauta é um dos principais temas do Fórum Econômico Mundial que está sendo realizado em Davos, na Suíça. O painel terá como tema: “Redução de emissões GEE) em indústrias”.

“As empresas que valorizam e se empenham em disseminar melhores condutas ambientais, sociais e de governança, que são os princípios das práticas ESG, além cumprirem seu papel na construção de um mundo mais ético, responsável e justo, são aquelas que também estão mais preparadas para as mudanças de consumo, de mercado e as reviravoltas da economia de forma geral. Para nós, abordar essas temáticas não tem caráter apenas informativo, elas estão diretamente ligadas ao que nós acreditamos para o amanhã”, destaca Paola Miorim, do Instituto Olhar e uma das organizadoras do Fórum.

Desde a primeira edição um dos pilares centrais do Fórum ESG é gerar conexões entre todos os presentes: palestrantes e público. Os cases são expostos em apresentações curtas, no formato pitch, e logo em seguida o público é convidado a discutir e trocar experiências sobre os temas e desafios.

Em 2023 foram debatidos diversos aspectos voltados às práticas ESG dentro das organizações, entre as pautas já levantadas estão a agricultura sustentável, educação ambiental, combate à fome, mobilidade urbana e saúde mental. A intenção é que em 2024 o Fórum explore outros ODSs da Agenda 2030 da ONU, fomentando novas discussões e, para além disso, construindo soluções que impulsionem práticas ambientais, sociais e de governança mais conscientes.

“Os ODSs tratam pautas urgentes e iminentes a nível global, o Fórum Regional ESG traz essas discussões para mais perto as redimensionando para o contexto regional. Nosso entendimento é de que condutas de gestão socialmente responsáveis cabem em qualquer espaço e por isso fazemos questão de convidar toda a comunidade para a conversa, porque acreditamos que juntos podemos construir um futuro diferente com práticas de governança mais gentis com a sociedade e com o planeta”, explica Eduardo Brondi, gestor do Dabi Business Park.

A 6ª edição do evento além de ser a primeira do ano, apresenta também um novo parceiro institucional. “Para esta temporada temos a alegria de receber o SEBRAE como apoiador permanente e tenho plena certeza de que juntos vamos alcançar voos ainda maiores”, finaliza Brondi.

O Fórum Regional ESG é uma realização do Instituto Terroá, da Propago, do Instituto Olhar e do Sebrae, com apoio do Dabi Business Park, Conexão Social Dabi e Cajueiro Criativo. As inscrições são gratuitas, limitadas e devem ser feitas pelo link https://www.sympla.com.br/evento/forum-regional-esg-edicao-janeiro/2301520.

Dabi Business Park
O Dabi Business Park é um centro empresarial desenvolvido para conectar pessoas, ideias e empresas, promovendo inovação e gerando novos negócios. Instalado em uma área com mais de 100 mil m², às margens da Rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto (SP), abriga de grandes empresas à startups. O espaço conta com áreas a partir de 60 m² até lajes de 5 mil m². Uma de suas âncoras é a Área 51, um hub de inovação que atende empresas residentes e externas.

Serviço
Fórum Regional ESG: 6ª Edição
Data: 25/01/2024 (quinta-feira)
Horário: 08h30
Local: Dabi Business Park (Rua General Augusto Soares dos Santos, nº 100) | Área Voepass (Arquibancada / Bloco A)
Inscrições: gratuitas e limitadas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/forum-regional-esg-edicao-janeiro/2301520

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo