FILHOTE DE ONÇA-PARDA ASSUSTA MORADORES DO BAIRRO ITAPUÃ

FILHOTE DE ONÇA-PARDA ASSUSTA MORADORES DO BAIRRO ITAPUÃ

ONÇA-PARDA, MOVIMENTA EQUIPES DO CORPO DE BOMBEIRO E BOSQUE DE RIBEIRÃO PRETO.
(Atualizado em 16/11/2023 - 16:11)

Uma onça-parda, também conhecida no Brasil por suçuarana, mobilizou as equipes do Corpo de Bombeiro, Bosque de Ribeirão Preto e a Secretaria de Meio Ambiente de Cravinhos.

Assustada, ela subiu em uma árvore na Rua Domingos Vessi, nas proximidades da escola estadual “Prof. Fernando Campos Rosas”. De imediato a área teve que ser isolada até a chegada dos técnicos.

“Provavelmente a onça-parda veio do nosso corredor ecológico, que se trata da área de preservação permanente, vinda pelo córrego ribeirão Preto”, explica o biólogo e secretário de Meio Ambiente de Cravinhos, Vanderson Carniel.

O filhote de onça-parda foi solto na terça-feira (7) na Estação Ecológica Jataí em Luiz Antônio (SP). A soltura do bicho foi acompanhada pela Polícia Militar Ambiental.

No vídeo divulgado pela polícia, o animal sai devagar da jaula, espia para cima e se assusta com o policial em cima da caminhonete. Depois, corre direção à mata.

Segundo o biólogo do Bosque de Ribeirão Preto (SP) Pedro Favaretto, o filhote da espécie puma concolor tem cerca de dez meses de idade e está em excelente estado de saúde.

“Foi coletado material biológico para exame e ele foi microchipado. O microchip é um RG, que fica no tecido subcutâneo do animal. Quando passamos o leitor, ele dá o número exclusivo do animal. Caso essa onça seja capturada novamente, nós temos um mecanismo de identificar que ela já foi capturada uma vez e temos um histórico”, explica.

Favaretto diz que apesar de ser parecida com um gato doméstico, a onça é selvagem e oferece risco de acidente grave.

“É uma onça suçuarana, nativa da nossa região. É um grande felino, o maior felino da nossa região. É um gato grande, tem as mesmas características de um gato doméstico, mas é um animal silvestre, selvagem e tem risco de acidente. É um animal que acuado pode machucar e até ferir gravemente.”

De acordo com o biólogo, o aparecimento com frequência de onças na região de Ribeirão Preto ocorre pela falta de espaço para esses animais na natureza.

“Recentemente percebemos que tem aparecido filhotes de onça na nossa região e apesar de ser positivo no sentido de que estão se reproduzindo, é negativo porque sinaliza a falta de habitat. Quando o animal vai para a cidade, ele busca espaço, área de domínio, um território, além de buscar alimentação”, afirma.

Se alguém ver um animal silvestre, deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros no 193.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo