Após ocupar o Teatro Municipal e o Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya na primeira semana de programação, o 1º Festival Internacional de Circo de Ribeirão Preto (FIC RP) realiza de 13 a 15 de maio um circuito por escolas municipais da cidade.
A primeira apresentação acontece nesta terça-feira (13/5), às 16h, na EMEI Profº Miguel Mussi, no Jardim Silvio Passalacqua. A atração será o espetáculo Clownflitos Amorosos, da Cia Raros Circo e Teatro, que conta a história de um casal de artistas cujo conflito amoroso ameaça o início da apresentação. O público acompanha a saga de Pitiquinho tentando reconquistar Mary Jane — e, para isso, ele está disposto até a arriscar a própria vida.
Na quarta-feira (14/5), a companhia leva o mesmo espetáculo à EMEF Jarbas Massulo, no Parque São Sebastião, às 14h. Já na quinta-feira (15/5), será a vez da EMEF Profº José Rodini Luiz, no Jardim Zara, receber, também às 14h, a apresentação de Fulano da Silva. Nesta montagem, o protagonista é uma pessoa em situação de rua que transforma a solidão em criatividade, fazendo dos objetos ao seu redor seus melhores amigos. A narrativa é permeada por truques de mágica, malabarismo com bolas, chapéus e números de equilibrismo, compondo uma história de superação e encantamento.
Abrangência e proposta
Com alcance internacional, o festival é uma novidade para Ribeirão Preto. Trata-se de uma produção independente da Eu Sou Brasileiro Produções Culturais, com curadoria e idealização do artista circense e produtor cultural, Fábio Brasileiro.
Segundo ele, o objetivo é renovar o olhar sobre o circo. “Mais do que um festival, nossa proposta é levar à cidade um movimento de valorização do circo como arte global, com espetáculos variados e presença em diferentes regiões e espaços.”

Brasileiro também celebra o entusiasmo do público na primeira semana de apresentações como indicativo do quanto o circo ainda desperta interesse. Para ele, esse envolvimento revela a força agregadora da linguagem circense, que une famílias e diferentes gerações.
Outro fator que ele destaca é que Ribeirão Preto é um tradicional celeiro de talentos circenses. “Daqui saíram diversos grupos e companhias que hoje percorrem o Brasil encantando plateias. Temos uma cena dinâmica e expressiva, o que nos inspirou a criar o festival”, avalia.
“Respeitável público!”
Professores, estudantes e arte-educadores que participaram das primeiras atividades destacam a importância do festival para a formação cultural das crianças e adolescentes. A professora Marina Mastriangelo, da EMEI Paulo Henrique de Souza, acompanhou a apresentação no Teatro Municipal, no dia 8 de maio. Para ela, o evento reforça o poder da arte. “O festival é importante porque traz cultura para as crianças e caminha junto com as escolas, oferecendo lazer e experiências significativas. Espero que continue nos próximos anos, para mantermos viva a ligação com o circo”, afirmou.
Já o arte-educador Richard Barros de Oliveira, da ONG SARA (Serviço de Aprendizagem Rural ao Adolescente) de Cravinhos, elogiou a qualidade da apresentação Reciclown Circus, também da Cia Raros Circo e Teatro. “Fiquei surpreso com o teatro lotado. Espero que o festival reúna cada vez mais estudantes, para que possamos ampliar o acesso à arte”, disse.
A estudante Rosany Aparecida Pereira Santos, de 14 anos, da ONG de Cravinhos, esteve pela primeira vez no Teatro Municipal durante a abertura do festival. “Foi uma apresentação alegre e diferente. Ainda aprendi sobre reciclagem de um jeito divertido. Espero voltar mais vezes”, contou.
Programação diversificada até junho
Até o mês de junho, o FIC RP oferece uma programação de alto nível, incluindo atrações internacionais e apresentações espalhadas por diversos pontos da cidade — do Teatro Municipal às praças, parques e o calçadão central.
“Queremos tocar corações de todas as idades, despertando nos olhos das crianças e nos sorrisos dos mais velhos o brilho que só o circo é capaz de acender”, reforça Fábio Brasileiro.
Além dos espetáculos, o festival promove ações formativas, com oficinas de iniciação circense voltadas a escolas públicas e instituições sociais que atendem crianças em situação de risco e vulnerabilidade. As atividades abordarão técnicas como malabarismo e equilibrismo, com foco no desenvolvimento da criatividade, coordenação motora e expressão corporal.
“Queremos que a arte circense esteja presente no cotidiano das crianças e adolescentes, adultos e idosos, estimulando não apenas o interesse pelo circo, mas o desenvolvimento pessoal por meio da arte”, conclui o produtor.
Sobre a Eu Sou Brasileiro Produções Culturais
Fundada por Fábio Brasileiro, a Eu Sou Brasileiro Produções Culturais tem como missão promover e difundir a arte circense em suas múltiplas formas. Com projetos reconhecidos e um histórico consistente de atuação, a produtora se destaca pela organização, qualidade artística e pela valorização da formação de público.
Serviço
Festival Internacional de Circo de Ribeirão Preto (Circuito do festival por escolas municipais da cidade)
Segunda fase: 13 a 15 de maio/2025
Locais: Escolas Municipais de Ribeirão Preto
Entrada: Gratuita e exclusiva dos alunos
Mais informações e programação completa no Instagram:
@festivalinternacionalcircorp
Apresentações
Clownflitos Amarosos – Cia Raros Circo e Teatro
13/5 (terça-feira)
Local: EMEI Profº Miguel Mussi – Rua Francisco Fernandes Lamas, 180, no Jardim Silvio Passalacqua
Horário: 16h
14/5 (quarta-feira)
Local: EMEF Jarbas Massulo – Rua Heron Dominguqes, 810, no Parque São Sebastião
Horário: 14h
15/5 (quinta-feira)
Local: EMEF Profº José Rodini Luiz – Rua José Ignacchitti, 700, no Jardim Zara