O Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”, em Cravinhos, recebe a sua nona exposição, desde o início de suas atividades no mês de março. E dessa vez quem abrilhanta o local são os trabalhos dos artistas plásticos, Arthur Blade e Robélio Rodrigues.
Denominada “Filho e Pai”, a exposição retrata um encontro depois de 50 anos, entre os trabalhos feitos pelo pai (Robélio Rodrigues) e seu filho Arthur, que mostram diversos pontos desse meio século.
“Após 50 anos, depois de ter saído de Cravinhos aos 4 anos, realizo esta exposição que é uma homenagem à Arte que corre nas minhas veias e também nas veias de meu pai. Cheguei a desenhar e pintar na adolescência, mas parei. Voltei aos 45 anos, por acaso, e acabei por me tornar artista plástico. Meu pai, Robélio Rodrigues, na juventude, realizou vários desenhos, e tinha um talento incrível, todavia, por necessidades da vida, não levou adiante. Hoje, tendo me tornado um artista e professor de História da Arte, vejo a qualidade de seus traços e o quanto poderia ter se desenvolvido”, comenta Arthur Blade.
Blade trabalha com diversas profissões, além de artista plástico é professor, ator, diretor, psicanalista e poeta.
“De tudo que faço, considero-me poeta em primeiro lugar. Há pouco mais de um mês, minha irmã, Maria Teresa, entregou-me uma pasta com muitos papéis de meu pai. E eis que descubro serem poesias, todas excelentes, com estrutura, rimas, algumas com versos livres, enfim, aos 54 anos descubro que meu pai foi poeta”, diz Arthur Blade.
Assim, está exposição é de um filho e seu pai. Embora ele nunca tenha conduzido Arthur por essas profissões e talentos, ele chegou até elas sozinho, depois de toda uma vida, e de sua ausência já há muitos anos, se reencontraram novamente através de seus talentos.
“E o que é mais importante e significativo, esse reencontro se dá na cidade de nossa origem, Cravinhos. Nesta exposição há quadros com desenhos de meu pai, também uma de suas poesias, e quadros e desenhos de minha autoria, bem como uma poesia de meu próprio punho. Uma verdadeira homenagem à Arte que corre em nossas veias”, diz Arthur Blade.
A visitação para as diversas obras que estão no local acontece até o dia 06 de janeiro. O Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”, fica localizado na Rua XV de Novembro, 509, Centro. O horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 9h às 18h.
Vale salientar que a curadoria da exposição é da diretora de Cultura e Turismo, Maria Fernanda Molezini, e do artista plástico, Júlio Tunis.
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Claudinho Nogueira