O Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”, em Cravinhos, recebe a sua quarta exposição, desde o início de suas atividades no mês de março. E dessa vez quem abrilhanta o local são os trabalhos da artista plástica Cristina Ravagnani, que tem um tema super atual, “Amazônia Viva”.
Cristina Ravagnani nasceu em Cravinhos e é formada em Design de Interiores e Arquitetura, cursou técnicas de pintura em Paris, na Academie de La Grande, fez curso de pintura clássica no Museu NBA – Recoleta Buenos Aires. E 2017, fez História da Arte no Museu Nacionale, em Nápoles, na Itália.
“Minha arte está sempre baseada na Natureza, e também na preservação dos povos indígenas. Quem for até o Centro Cultural de Cravinhos verá que em diversas obras tento usar somente material reciclado, assim ajudando na preservação da nossa Natureza”, comenta a artista plástica, Cristina Ravagnani.
São um total de 40 obras que podem ser visitadas no local, além de peças e objetos do povo indígena, que dão um charme especial para o ambiente.
“A exposição ‘Amazônia viva’ mostra a importância da preservação da Amazônia e seus povos originários (guardiões da floresta). Retrato em minhas obras os olhares expressivos e cores vibrantes que fazem parte do dia a dia desses povos. Nesta série de 40 obras usei técnica mista de tinta a óleo e pigmentos naturais”, explica a artista plástica.
Cristina Ravagnani, já expôs obras em diversos locais do país e do mundo. Entretanto a exposição que está sendo realizada no Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”, em Cravinhos, conta com algumas obras inéditas que participarão da turnê em oito países da Europa em 2023.
“Quem passar pelo local poderá ver um trabalho bem diferente, com muita expressão da natureza, e em especial dos povos indígenas. Esperamos muitos visitantes até o final da exposição”, comenta a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.
A exposição “Amazônia Viva” poderá ser visitada até o dia 30 de junho, de forma gratuita, de 2a a 6a feira, das 9h às 18h. O Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”, fica localizado na Rua XV de Novembro, 509, Centro.
Vale salientar que a exposição tem Curadoria de Maria Fernanda Molezini e Júlio Tunis.
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Claudinho Nogueira