Evento de moda em Ribeirão Preto confirma cidade como polo regional do setor e traz estilista direto de NY

Evento de moda em Ribeirão Preto confirma cidade como polo regional do setor e traz estilista direto de NY

Setor movimenta indústria têxtil e empregos, somados a 4.481 empresas, revelam dados da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto

Às vésperas do IFA Business New York/Brasil, evento de moda que acontece no dia 17 de abril, em Ribeirão Preto, com o estilista Júlio César, vindo diretamente dos Estados Unidos, dados divulgados pela Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) mostram que o setor movimenta cada vez mais a economia local, a exemplo do que acontece no Brasil inteiro.

Segundo a ACIRP, o número de empresas no segmento de artigos de vestuário e acessórios já chega a 4.481. São 156 de pequeno porte, 121 de médio e grande porte, 2.966 Meis e 1.238 microempresas.

Já no comércio varejista de calçados, são 448 empresas. Desse total, são 164 Meis, 51 de pequeno porte e 195 microempresas. O Sindicato do Comércio Varejista de RP (Sincovarp) confirma que o setor da moda, incluindo roupas, calçados e acessórios, é um dos que mais geram emprego no município.

“Ribeirão Preto sempre foi referência neste mercado. Concentramos aqui um polo com estudantes, fábricas, estilistas e marcas regionais e nacionais”, reforça Juliana Rangel, organizadora do evento.

O IFA Business, que será realizado no Shopping Iguatemi em formato de workshop e coquetel, vem justamente para fomentar ainda mais o setor da moda, reunindo empresários, estudantes e influenciadores do mercado fashion.

Entre os temas das palestras estão “Empreendedorismo e Inovação: Desafios, Oportunidades e Experiências”, com Matheus Alberto Consoli, cofundador da EdexLab FGV (Fundação Getúlio Vargas) e palestrante internacional especializado em Estratégias e Negócios.

A grande expectativa do evento é a palestra com o estilista brasileiro Júlio César, que vive há 30 anos em Nova York e leva o seu DNA da moda para o mundo. O tem abordado por ele será “Criação e branding de marcas independentes e o mercado internacional”. Os últimos convites ainda estão à venda no www.sympla.com.br.

Dados do mercado

No Brasil, o setor deve criar 300 mil vagas até 2025, segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit). Essa indústria, aliás, emprega mais de oito milhões de pessoas no Brasil e gera 190 bilhões de reais por ano, atrás apenas da alimentícia.

Outra prova de que o mercado da moda está em franca expansão em Ribeirão Preto é o número de cursos técnicos e de nível superior oferecidos para quem busca se qualificar na área.

Várias instituições oferecem qualificação na área de moda em suas grades curriculares. O Centro Universitário Moura Lacerda, em nível superior, e o Senac, no técnico, são algumas delas.

Com o mercado aquecido, há vagas destinadas a profissionais como estilista, figurinista, modelista, pesquisador de tendências, videomerchandiser (vitrines), stylist, modelagem, corte e costura.

A empresária Cynthia Faria Pinheiro empreendeu na moda com sucesso em Ribeirão Preto. Em 2021, abriu sua própria loja e curadoria, a Guapa, além de uma franquia da Dzarm.

“Hoje, minha equipe tem oito colaboradores e quatro terceirizados, mas a demanda está crescendo, principalmente na área de vendas. Não tenho dúvidas de que a moda gera empregos, estimula o comércio e promove o crescimento econômico”, comenta.

Júlio César, estilista de Nova York. (Divulgação)

O estilista Júlio César

O estilista nordestino, natural do Rio Grande do Norte, Júlio César, é radicado nos Estados Unidos, com ateliê há 30 anos em Nova York.

Júlio César tem sido requisitado por celebridades lá fora. Já produziu figurinos para o ator Darren Goldstein, para uma nova série num serviço de streaming que estreia ainda este ano, e para as atrizes Lauren Hutton e Elizabeth Hurley. No Brasil, veste o cantor Martinho da Vila e a cirandeira Lia de Itamaracá.

É o único estilista brasileiro a fazer parte da Vogue Patterns, catálogo de moda presente no mundo todo há 180 anos.

O evento

O IFA Business New York/Brasil terá dois momentos: das 16h às 18h30, o workshop, no espaço de eventos do shopping e, na sequência, haverá encerramento com um sofisticado coquetel no Food Garden, também no Iguatemi. O encerramento está previsto para as 21h30, e tudo está incluso no convite.

O evento é organizado pela agência Juliana Rangel Comunicação, há oito anos no mercado da moda global.

“Vamos levar muita informação sobre a presença da moda brasileira no mundo e sobre o mercado. O evento também será uma excelente oportunidade para fazer novos contatos com profissionais da moda, influenciadores, patrocinadores, marcas, estudantes e jornalistas”, reforça Juliana Rangel.

Todas as novidades sobre o evento podem ser acompanhadas no Instagram @ifa.moda.

Serviço:

Data: 17 de abril

Horário: das 16h às 21h30

Local: Espaço de eventos e Food Garden do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto – Av. Luiz Eduardo de Toledo Prado, 900, Ribeirão Preto

Últimos convites: R$ 230,00 – com preço promocional pela plataforma Sympla – incluso workshop e coquetel

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo