









O município de Cravinhos realizou no mês de março, aniversário da cidade, a 1ª edição da “Jornada do Patrimônio”, que se trata de uma atividade educativa que tem como objetivo aproximar a população do seu patrimônio histórico. Entre os eventos aconteceu uma sessão de cinema no Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”, em que os estudantes da rede estadual de ensino puderam participar como se fossem nas antigas salas de cinema.
“Modificamos todo o ambiente do Centro Cultural, colocamos as roletas antigas, carrinhos de pipoca de épocas atrás, caracterizamos uma bilheteria, e tudo isso para que os estudantes, que não tiveram a oportunidade de presenciar isso antigamente, pudessem conhecer como era uma sala de cinema”, explica a secretária municipal de Cultura e Turismo de Cravinhos, Andréa Gaspar.
O filme exibido foi “Tapete vermelho” sendo atendidos ao todo 160 estudantes, que depois ainda puderam participar do debate com o tema “A sétima arte – um patrimônio cultural”, com a participação do cineasta cravinhense, Matheus Carniel.
“Pudemos demonstrar a importância da preservação das obras como registro histórico e cultural de uma sociedade, pontuando a importância desse material como estudo e análise”, diz Carniel.
Todos que assistiram ao filme aprovaram essa vivência e relataram que foi muito importante esse tipo de atividade, uma vez que é possível conhecer um lugar histórico da cidade, e ao mesmo tempo aprender como eram as salas de cinema antigamente.
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Divulgação