Estimulação na sala de aula

Estimulação na sala de aula

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No contexto da Educação Especial, o professor busca atividades e recursos que possam ser facilmente adaptados às necessidades educacionais de cada um, ajudando a favorecer o desenvolvimento de processos pessoais, sociais e cognitivos, visando a autonomia gradativa do aluno com atividades diferenciadas e prazerosas.

Esse trabalho é feito com uma equipe multidisciplinar em conjunto com demais orientadores, tais como fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, psicopedagogos e pais, ampliando o melhor aprendizado.

A Educação Especial se trata do ensino voltado para pessoas com deficiências física, auditiva, visual, intelectual e múltiplas e transtorno de desenvolvimento.

O atendimento de cada aluno é exclusivo e específico, variando de acordo com suas condições e habilidades.

Como professora Especializada da APAE, atuo com alunos com Paralisia Cerebral e mobilidades reduzidas, onde a estimulação é de fundamental importância, despertando no aluno o interesse pelas atividades pedagógicas, lúdicas e artísticas.

Busco favorecer o desenvolvimento integral do aluno, os sentidos, a exploração, os sentimentos, e o autocontrole.

Tais atividades envolvem o cantar, bater palmas, sons, cores etc.

Na Estimulação Sensorial e cognitiva o aluno tem contato com diferentes materiais e texturas (esponjas, lixas, lã, algodão, massinha, tecidos, rasgar e amassar folhas de revistas, segurar objetos de várias formas, tamanhos e textura).

Canto, bato palmas, trabalho com fantoches, leio histórias curtas com sons de animais e da natureza.

Uso chocalhos para produzir sons, garrafas coloridas variadas e brilhantes. A variedade de objetos usados para estimulação é grande, e aproveito cada um, para que o aluno seja despertado e estimulado.

Estimular é um processo para despertar no aluno habilidades cognitivas, sociais e psicológicas.

Aparecida de Souza Silva

Pedagoga habilitada em Licenciatura Plena. Especializada em “Educação Especial: Políticas Educacionais Inclusivas. Pós-graduada em “Aperfeiçoamento em Educação Especial” e em “Formação de Professoras para a Inclusão de Alunos com Necessidades Educacionais com Ênfase na Deficiência Intelectual”

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