

O espetáculo “Dorotéia” participou no dia 14 de outubro, do FENATEVI – Festival Nacional de Teatro da cidade de Vitória/ES. O Festival, realizado em sua 19º edição, recebeu peças de todo o Brasil e “Doroteia” foi um dos espetáculos selecionados para compor a agenda da Mostra Nacional do Festival e esteve ao lado de peças como “O Pai”, espetáculo que tem em seu elenco o ator Fulvio Stefanini.
O Grupo Fócu de Teatro, núcleo da Cia Representando a Arte e responsável pela produção do espetáculo, se apresentou no Palacio da Cultura Sonia Cabral e pode levar a mais de 200 pessoas a Farsa Irresponsável escrita por Nelson Rodrigues.
O espetáculo, representado por Marcos Poellnitz, Gabriel Amaral, Jonas Zac, Bru Almeida, Juliana Marques e Jeferson Sinaz conta a história de Doroteia, mulher de vida airada, que retorna a casa de suas parentas distantes em busca da remissão de seus pecados – uma casa sem quartos, só de salas, onde não entra um homem há 20 anos! O retorno acontece no mesmo dia em que Dona Flávia, a mais velha e feia da família, casará sua filha, nascida morta e de 5 meses, Maria das Dores, com um noivo invisível. Dramas familiares, moralidade, desejo, botinas (des)abotoadas, chagas! Dentro da farsa, o trágico. Do trágico, o cômico. Do cômico, o absurdo.
Ao final do espetáculo, o grupo – além de realizar, por mais de uma hora, um bate papo que teve como tema a importância da obra de Nelson Rodrigues para o teatro brasileiro – recebeu da produção do festival uma réplica do teatro Carlos Gomes em formato de troféu, como agradecimento da participação do espetáculo no festival.
O produtor geral da Cia Representando a Arte e também diretor artístico do espetáculo, Richard Oliveira, se diz extremamente feliz com a participação do grupo em um festival tão importante para o cenário teatral nacional. Dedicou o sucesso da ação ao trabalho realizado entre ele e toda equipe do grupo. Parabenizou também o talentoso elenco do espetáculo, agradeceu a Sheyanne Parreira e ao Ateliê Marilza Rosa, responsáveis pelos figurinos da peça e enalteceu por último o trabalho realizado por Carol Camillo e Marcos Poellnitz, sendo os dois responsáveis pelas maquiagens da peça e o último pela preparação de elenco e assistência de direção do espetáculo.
Finalizou agradecendo a Prefeitura Municipal de Serra Azul pelo apoio com a viagem, a Cerâmica São Luiz, Centro Cultural que sedia o grupo em Ribeirão Preto e a toda equipe do FENATEVI, em especial aos produtores Theo Simon e Kakau Brambatti.
Da Redação
Fotos: divulgação