ESCRITOR CRAVINHENSE ABORDA TEMA INÉDITO SOBRE DESIGN COM NEUROCIÊNCIA

ESCRITOR CRAVINHENSE ABORDA TEMA INÉDITO SOBRE DESIGN COM NEUROCIÊNCIA

ALEX SOARES LANÇOU O LIVRO “DESIGN COM NEUROCIÊNCIA” RECENTEMENTE E TRAZ UMA VISÃO EXCLUSIVA SOBRE A RELAÇÃO DOS TERMOS.

Cravinhos é uma cidade rica em talentos e prova disso é o sucesso alcançado por Alex Soares, cravinhense de 32 anos que tem se destacado com o lançamento do livro “Design com Neurociências”, publicado pela editora Casa do Código.    

Alex Soares escreve há cerca de 6 anos para revistas, blogs e agora encarou o desafio de lançar sua primeira obra. “Escrevo minhas colunas e artigos sobre Design desde 2017, passando por revistas e blogs como a Zupi, Design Culture e UX Collective Brasil. Sobre os livros, eu já tinha tido a experiência de fazer ilustrações para obras voltadas ao público infanto-juvenil, mas na função de autor, o “Design com Neurociências” é o primeiro, no qual eu também sou o ilustrador”, disse.

Com uma abordagem inovadora, “Design com Neurociência” traz um olhar aprofundado que vai além do conceito estético. “O meu livro fala sobre como podemos trazer fundamentos das neurociências para somar aos projetos que utilizam abordagens do design de experiências. Quando falamos sobre esse tipo de design, não estou me referindo somente ao conceito estético, mas sim de toda experiência que uma pessoa possa ter com um produto ou serviço. Essa experiência começa desde o momento que ouvimos a recomendação de alguém, nossa vivência durante o consumo e até mesmo o pós-venda que uma marca possa oferecer”, explicou o escritor.

De acordo com o autor, a motivação para escrever sobre o tema surgiu do interesse em entender melhor o comportamento humano e as experiências vividas a partir do consumo de um produto ou serviço. “Entender mais sobre o comportamento humano e como ele é desenvolvido em nossa mente é fundamental, tendo muito sentido ter essa imersão sobre as disciplinas das neurociências, no objetivo de nos ajudar a desenvolvermos experiências melhores para as pessoas. Foi o que me motivou trazer a junção destes assuntos através dessa obra, ajudando a construir um cenário pioneiro aqui no país, já que é uma das primeiras publicações sobre esse tema por aqui”, falou Alex Soares.

ENTRE OS MAIS VENDIDOS

Além dos exemplares físicos, “Design com Neurociências” está sendo distribuído através plataformas digitais no Brasil e em outros países. Fazendo jus a qualidade do material publicado, o livro já figurou entre os mais vendidos na Amazon. “Desde o lançamento, estivemos algumas vezes como o livro mais vendido na categoria “Design” do site da Amazon, além das vendas no site da editora que também tem alcançado uma escala crescente de cópias vendidas”.

Com a repercussão positiva de seu trabalho, Alex Soares intensificou sua agenda de eventos. “Eu já tinha o hábito de participar como palestrante de eventos de Tecnologia e Design pelo país, mas depois do lançamento do livro, tive a oportunidade de divulgá-lo no Space Apps Challenge da NASA, que é estabelecido como o maior Hackathon do mundo”.

O escritor complementa que esteve “na Pixel Show, o maior festival de criatividade da América Latina. E por fim, estive no BB Digital Week do Banco do Brasil, que hoje já é considerado o maior evento de tecnologia do Centro-Oeste brasileiro”.

Alex também marcou presença no podcast Semiose, que aconteceu durante a DEX Conf 2022, uma das maiores conferências de Design de Experiência do país. “Participei também do Loremcast, Papo de UX e tenho já uma participação marcada no Bom dia UX do canal DesignTeam ainda para este ano”.

BOAS REFERÊNCIAS

Filho do artista plástico Antonio Soares, mais conhecido na cidade por Tony Soares, Alex fala que a influência paterna foi muito além do desenho em si, pois o pai o ensinou a ter amplas referências. “Muita gente acha que a influência de meu pai sobre minha carreira está no desenho, mas acredito que a influência dele está muito mais no que ele me ensinou sobre buscar referências e alimentar o meu repertório”.

Ainda na infância, por incentivo do pai, Alex tinha contato com conteúdo que o permitiram construir um olhar mais abrangente sobre a cultura “Desde muito cedo meu pai sempre me dava conteúdo para consumir, seja os gibis do Maurício de Souza ou as animações da Disney, sempre tinha algo para alimentar o meu repertório cultural. Eu cresci com isso e talvez tenha sido o meu maior diferencial como profissional até aqui. Até mesmo o livro vem deste conceito de juntar duas coisas que eu estudei para explorar uma nova perspectiva. Sem dúvida alguma o meu pai foi o grande responsável por moldar esse meu olhar que tenho hoje”, concluiu.

PRÓXIMOS PASSOS

O ano de 2022 está a poucos dias de se findar e para Alex foi um ano de trabalho duro, mas também de conquistas. “Acredito que 2022 foi um ano muito bom profissionalmente para mim. Escrever um livro e ainda ilustrá-lo é algo muito trabalhoso, porém receber mensagens das pessoas dizendo o quanto elas estão gostando da obra é recompensador”.

Pensando no próximo ano, Alex já tem compromissos agendados e acredita que será tão promissor quanto este que termina. “Para 2023 já tenho alguns cursos sobre Design de Experiência para lançar junto com a FAAP no início do ano. Também estou com planos de iniciar um trabalho de tradução do livro para o inglês, buscando atingir ainda mais pessoas com a obra. Existe também a ideia de lançarmos um boardgame com fundamentos das neurociências, tendo como objetivo realizar uma divulgação científica através do entretenimento, é algo bem legal e que eu espero que venha dar certo de conseguirmos realizar”.

SOBRE ALEX SOARES

Alex é um profissional versátil e tem uma vasta formação que passa pela Ciências da Computação, Design, com especializações em Marketing, Neurociências e atualmente está cursando as especializações de Gestão de Pessoas e Economia Comportamental. Alex Soares também teve a oportunidade de participar do programa “Leadership and Innovation” do Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.

Por: Crislaine Messias

Fotos: divulgação

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo