Escritor Carlos de Assumpção e rapper MV Bill falam de poesia em encontro de gerações na 23ª FIL

Escritor Carlos de Assumpção e rapper MV Bill falam de poesia em encontro de gerações na 23ª FIL

Agenda da sexta-feira (2/8) contará com Salão de Ideias internacional com o físico e poeta indiano Sehdev Kumar e roda de conversa sobre restauro de espaços históricos do Centro de Ribeirão Preto, com o presidente do Sesc São Paulo, Luiz Galina; a presidente da Acirp, Sandra Brandani; e o presidente do Sincovarp, Paulo César Lopes.

A agenda do segundo dia da 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), traz o homenageado Carlos de Assumpção em destaque. O escritor participa da roda de conversa “Recital, RAP e Tal: atemporalidade da poesia”, junto com o rapper MV Bill. O encontro, que terá mediação de Maitê Gomes, será às 20h30, na sala principal do Theatro Pedro II.

Carlos de Assumpção e MV Bill. (Divulgação)

Nesta roda, a literatura e a música são as protagonistas da proposta de conduzir o público numa viagem por diversas temáticas que envolvem a população preta. Poeta, advogado e professor, Carlos de Assumpção, de 97 anos, é reconhecido como um dos nomes mais importantes da literatura afro-brasileira. Negritude e ancestralidade africana marcam a obra de Assumpção, lida e entendida como um grito contra o racismo e a desigualdade social. No início dos anos 1980, seu poema “Protesto” tornou-se símbolo da ascensão e das reivindicações da intelectualidade negra do Estado de São Paulo.

Por sua vez, MV Bill, também escritor, ator, cineasta e ativista social, é referência na cena de luta social e antirracista. Dono de trabalhos premiados tanto na música como no audiovisual, o rapper é autor do livro e documentário “Falcão – Meninos do Tráfico” e um dos fundadores da Central Única das Favelas (CUFA). Juntos, MV Bill e Carlos de Assumpção mostram como a poesia permeia gerações e pode mudar trajetórias pessoais e coletivas.

História em reconstrução

Antes da roda poética, outros dois encontros movimentam a FIL na sexta-feira. Um deles acontece às 17h, no auditório do Theatro Pedro II, reunindo Luiz Galina, diretor do Sesc São Paulo – entidade parceira da feira; Sandra Brandani, presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp); e Paulo César Garcia Lopes, presidente do Sincovarp (Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto). Juntos, participam do bate-papo “O papel do Sesc na requalificação do Centro da cidade de Ribeirão Preto”, que convida os participantes a um debate sobre a preservação da memória de Ribeirão Preto guardada pelas históricas edificações do Centro da cidade.

Os projetos de restauro desses prédios e espaços é um dos pontos que serão abordados na conversa, mediada pela jornalista Adriana Silva, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, instituição responsável pela realização da feira. “Literatura e história caminham juntas. É muito pertinente que a FIL traga essa temática porque mesmo tendo recorte local, em sua essência, é um assunto que contempla realidades de outras cidades em todo o Brasil”, pontua Adriana Silva.

O primeiro encontro internacional desta edição será às 19h, no auditório da Biblioteca Sinhá Junqueira, com o escritor indiano Sehdev Kumar, que estará no primeiro Salão de Ideias da 23ª FIL. Físico nuclear, poeta, historiador, Kumar apresenta a obra de Korosh Kabir, poeta místico indiano do século 15. Professor emérito de Bioética e Estudos Ambientais na Universidade de Waterloo, no Canadá, Sehdev Kumar é também filósofo da ciência e pacifista que viaja o mundo falando sobre questões relativas à guerra e paz, tanto do ponto de vista científico quanto espiritual. Esta atividade é realizada em parceria com a Ganga Espaço de Vivência do Yoga.

A programação da 23ª FIL é inteiramente gratuita, com mais de 400 atividades para público de todas as idades. A agenda completa está disponível no site www.fundacaodolivroeleiturarp.com.

SERVIÇO

23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL)

Programação – Dia 2 de agosto (sexta-feira)
Roda de conversa: “O papel do Sesc na requalificação do centro da cidade de Ribeirão Preto”, com Luiz Galina, Sandra Brandani e Paulo César Lopes
Horário e local: 17h | Theatro Pedro II (auditório Meira Junior)

Salão de Ideias internacional, com Sehdev Kumar
Horário e local: 19h | Biblioteca Sinhá Junqueira (auditório)

Roda de conversa “Recital, RAP e Tal: atemporalidade da poesia”, com Carlos de Assumpção e MV Bill
Horário e local: 20h30 | Theatro Pedro II (sala principal)

Sobre a FIL

A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Realização

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. 

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient
Patrocínio Ouro: Arteris
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan
Instituição Cultural: Sesc

Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, Alma (Academia Livre de Música e Artes), Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo