A 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontece de 1º a 11 de agosto de 2024 e homenageará Luís de Camões com o tema “Cotidianos Poéticos: do épico de Camões às batalhas de rua”, abriu nesta segunda-feira (3/6) o processo de agendamento para a participação de escolas da cidade e da região. O procedimento visa melhorar o atendimento durante as atividades do evento, além de otimizar a distribuição dos locais de embarque, desembarque e estacionamento, organizados pela RP Mobi. O agendamento pode ser feito no site Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora da FIL (www.fundacaodolivroeleiturarp.com).
Após a inscrição, as escolas devem ficar atentas ao e-mail utilizado no agendamento para receber as orientações em até 24 horas úteis. É fundamental seguir todas as instruções para garantir que o processo de chegada e partida ocorra da melhor maneira possível. A Fundação do Livro e Leitura ressalta que o deslocamento até a FIL é de responsabilidade das escolas. Após o processo de agendamento, serão enviados os mapas de embarque, desembarque e estacionamento, elaborados pela RP Mobi, além do mapa dos locais da FIL.
A coordenadora do Núcleo de Formação de Leitores da Fundação do Livro e Leitura, Carolina Freitas, lembra que o entorno da FIL é um espaço rico de histórias com vários locais tombados, oferecendo um verdadeiro mergulho cultural para os visitantes, além dos estandes de vendas de livros. “Os monitores da FIL estarão presentes e à disposição desde a chegada dos ônibus até no auxílio de locomoção dentro do evento”, destaca.
Cada dia da 23ª FIL terá uma quantidade específica de atividades disponíveis para o agendamento de participação de escolas. Como a programação varia diariamente, é importante verificar os diferentes formulários para escolher o melhor momento para a visita. Nos formulários, há indicações de faixa etária e sinopses dos eventos, auxiliando na seleção das atividades mais adequadas.
“O agendamento prévio é fundamental para garantir uma experiência única e organizada durante a visita à 23ª Feira Internacional do Livro. Estamos comprometidos em proporcionar um ambiente acolhedor e enriquecedor para todas as escolas participantes”, conclui Carolina Freitas.
Sobre a FIL
A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) que, há quatro anos tornou-se internacional, acontece de 1 a 11 de agosto deste ano. Nesta 23ª edição, serão homenageados os escritores Ferreira Gullar (in memoriam) e Carlos de Assumpção, Sueli Carneiro (autora educação), Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil), Perce Polegatto (autor ribeirão-pretano) e Jorge Lima (patrono). O evento acontecerá em 21 locais simultâneos: entre eles, a Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira, Teatro Municipal.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro, da leitura e da educação, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProA