Equipe da Educação de Cravinhos passa por capacitação sobre combate à violência sexual de crianças e adolescentes

Equipe da Educação de Cravinhos passa por capacitação sobre combate à violência sexual de crianças e adolescentes

RESPONSABILIDADE – O tema Central foi “O olhar da equipe escolar para as violências sofridas pelas crianças”. Proteger nossas crianças sem subestima-las!

O município de Cravinhos tem intensificado no mês de maio, o combate a violência e exploração sexual em crianças e adolescentes, dessa forma possibilitando que cada vez menos casos aconteçam e as crianças não tenham sua “infância roubada”.
“É sempre importante lembrar que o trabalho é realizado pelas equipes permanentemente, entretanto no mês de Maio é intensificado, uma vez que a data do 18 de maio nos pede isso, e temos realizado diversas ações juntamente com as Secretarias Municipais e o Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes”, ressalta o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.
Na sexta-feira (05/05) aconteceram rodas de conversa, na EMEB. “Antônio Joaquim da Silva”, momento que a equipe da Educação passou pela capacitação, a qual teve como palestrante Silvia Machione, que é psicóloga, Mestre em Educação e coordenadora da ONG SARA.
O tema central foi “O olhar da equipe escolar para as violências sofridas pelas crianças”. Proteger nossas crianças sem subestima-las! Apenas nos anos 80 surgiram as campanhas internacionais de sensibilização à violência familiar, com ênfase na violência sexual abarcando diversas instituições como a escola.
O preparo dos profissionais da educação é fundamental para a intervenção a tempo, pois a escola é o lugar onde as crianças estão todos os dias, onde encontram com adultos confiáveis e onde mudanças comportamentais podem ser melhor percebidas.
“Foi muito importante essa capacitação, para que também a nossa equipe esteja atenta a diversas características nas crianças. Já tivemos outras capacitações, e esse preparo da equipe continuará sendo constante”, diz a secretária municipal de Educação, Márcia Fernandes Donato.
A vulnerabilidade da criança faz com que precise do olhar atendo dos adultos, que por sua vez precisam estar preparados para falar sobre a descoberta da sexualidade infantil, promover a inserção da criança na cultura, ensinando as normas culturais, regras e limites necessários para sua proteção.

Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessor de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos

Fotos: Divulgação

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo