
A Tribuna Regional – O que o levou a concorrer pela primeira vez ao cargo de prefeito de Cravinhos?
Edson Macário Gomes (Curumim) – Estou vereador há 8 anos, alguns posicionamentos da atual administração me incomodam muito, como por exemplo: em PLENA A PANDEMIA fomos surpreendidos com um pedido de AUMENTO DE SALÁRIO de 11% para o prefeito o mesmo já recebe mais de R$22.000.00 (vinte e dois mil reais), um momento em que o mundo precisava vagas em hospitais, oxigênio, suprimentos, alimentos, cuidado com a saúde mental, os vereadores aprovando aumento de salário para o executivo! Apenas eu Curumim e o vereador Claudio Telles votamos contra. Nesse dia eu já tomei minha decisão de ser candidato a prefeito para acabar de uma vez por todas com essas injustiças, nosso povo não merece tanto descaso.
ATR – Como foi a escolha do Partido Solidariedade?
Curumim – A verdade, acredito que o partido me escolheu, pois é um partido que está dando oportunidade para a democracia, visto que hoje em dia os partidos estão concentrados nas mãos da atual administração. Estamos em uma coligação com três partidos que acreditou e que nos confiou legenda, sendo eles o Solidariedade, o Podemos e o PRD.
ATR – Como foi a escolha da Claudia Rizzi como vice-prefeita?
Curumim – A escolha da vice-prefeita foi um presente de Deus, a mulheres já tem um lugar de destaque nas principais posições hierárquicas dentro das organizações, está na hora de assumir também um papel de alta relevância na política. A nossa candidata a vice prefeita é uma pessoa altamente capacitada com formação na área e que ama a cidade de Cravinhos, ela é a vós das mulheres que pedem passagem para mudar a forma de gerir e administrar uma cidade, vai batalhar pelo povo tendo representatividade, garantindo que os direitos sejam respeitados. A Claudia Rizzi tem uma vasta experiência profissional, inclusive, como funcionária pública, com formação em Gestão Pública, MBA em gestão municipal, especialização em violência doméstica e atualmente cursa direito. Na minha visão a escolha do(a) vice é de extrema importância dada a responsabilidade do cargo, governaremos a cidade juntos e na ausência do prefeito tenho certeza que Cravinhos estará em boas mãos.
ATR – Quais são os problemas que acredita que existem ainda na cidade, e quais são os planos para a solução?
Curumim – Diversas áreas precisam de cuidados diferenciados e atenção, como déficit das vagas em creches, a falta de água em alguns bairros de forma recorrente, obras que demoram quatro, oito e as vezes até mais tempo para serem finalizadas, dificuldade com o transporte público que precisa ser replanejado para atender melhor aqueles que mais precisam e um destaque para a área da saúde. A Saúde precisa ser humanizada, a população merece isso. Os funcionários precisam ser valorizados e terem treinamento de reciclagem constantemente pois trabalham sobre forte pressão e estresse, não podemos esquecer que no momento mais difícil que tivemos com a pandemia da COVID-19 foram eles que estiveram na linha de frente para garantir a saúde e bem estar a quem mais precisou. Uma melhor qualificação fará toda a diferença. Uma cidade para todos de verdade é uma cidade onde todos os setores funcionam normalmente e de forma igualitária, não pode ser uma cidade segregada a ponto de ter as melhores oportunidades de atendimento quem conhece ou tem relacionamento com as chamadas “autoridades” direto a saúde educação e assistência social são DIREITOS INVIOLAVEIS e não podem mais ser usado como moeda de troca ou serviço prestado como hoje acontece. Cada ser humano deve ser tratado como único é assim que vamos conduzir as políticas na nossa governança.
ATR – Como o candidato pretende contribuir para superar problemas da desigualdade social, de irresponsabilidade ambiental, dos preconceitos?
Curumim – Assuntos de bastante complexidade, a ideia é ter pessoas capacitadas, preparadas nestas áreas, tenho a total convicção de que com um grupo técnico em cada secretaria será possível discutir e encontrar soluções. A desigualdade social assola o mundo todo é um problema generalizado que não nasceu agora, enquanto vereador uma de minhas bandeiras sempre foi a valorização do funcionário que ganha menos por isso por anos abdiquei dos aumentos de salário a prefeitura tivesse folego para ofertar uma melhor valorização aos que mais precisam isso é combater na veia a desigualdade social. Já a questão ambiental é outro ponto que vemos o planeta terra gritando por socorro, precisamos fazer nossa parte urgente. A lagoa de tratamento de esgoto tem que deixar de ser um projeto apenas no papel e ser realidade, a poda das arvores na praça em frente a antiga estação ferroviária foi um erro da atual administração, eram árvores centenárias. Repito com profissionais capacitados em cada área traremos soluções termos uma cidade limpa, que não polui seus rios e que seja exemplo para o resto do planeta de sustentabilidade. Para uma administração prosperar é trabalhar em equipe sem autoritarismo, onde um manda e os outros apenas obedecem, equipe unida e resultado positivo, quem ganha é a população.
ATR – Como adequar a realidade econômica do país e do município para viabilizar minimamente certos projetos que apresenta em seu Plano de Governo?
Curumim – Primeiro é desinchar a máquina pública acabar com cabides de empregos, oito anos no legislativo e zero indicação de cargos comissionados, segundo trabalhar mais a questão de parceiras com as empresas privadas, buscar dar oportunidades dentro das organizações para nossos jovens tirando eles das ruas e dando um norte a eles. Terceiro dar transparência aos gastos públicos, gerir melhor o dinheiro do contribuinte. Com parceira e trabalho vamos poder cuidar de todos pendendo menos de programas governamentais, sem desmerecer a importância desses programas que são de suma importância para o município mais não podemos ser refém deles. Vamos contar ainda com os nossos deputados federais e estaduais que sempre investem em nosso município, temos trânsito livre e bom relacionamento com todos eles e assim manteremos a saúde financeira do nosso município.
ATR – Quais suas propostas concretas para as políticas públicas mais importantes na cidade, os recursos e as maneiras de implementá-las?
Curumim – O maior desafio é fazer com que o munícipe acredite que existem políticos sérios de verdade e que realmente se preocupam com a população e não apenas em um grupo seleto da nossa cidade. A política pública é uma política voltada 100% para a população, dando -lhes melhorias que possa trazer qualidade de vida, assistencialismo e segurança, sem distinção de ninguém assim alcançando toda uma sociedade que realmente necessita do poder público. Vamos zerar as vagas em creches buscando recursos através do governo federal e governo do estado, valorizaremos os funcionários públicos de todas as áreas da administração, buscaremos terminar todas as obras que estão inacabadas, buscaremos soluções para acabar de vez com a falta de água nos bairros, faremos um trabalho minucioso para a diminuição nos tempos de agendamento de consultas exames e especialidades, cuidaremos de perto das nossas escolas dos nosso projetos sociais, esportivos e culturais, vamos olhar com mais carinho para nossas crianças com necessidades especiais e nossos idosos, sem deixar ninguém absolutamente ninguém para traz.
ATR – O que o senhor não prometeria porque não teria condições de cumprir de jeito nenhum?
Curumim – A palavra prometer é algo muito sério, vi vários ter a oportunidade de responder essa perguntar e usar a mesma para fazer falsas promessas, então a única coisa que vou prometer para os nossos munícipes é que serei leal a confiança de deles, vou me dedicar todos os dias para fazer o possível e impossível para melhorar a qualidade de vida de toda a população. Falsas promessas não faz parte do meu caráter.
ATR – Caso conquiste sua eleição, quais as metas para os próximos quatros anos?
Curumim – Primeiro VEREADOR NÃO OCUPA SECRETÁRIA, a vontade do povo nas urnas deve ser respeitada isso é um compromisso de campanha, em seguida, colocar a casa em ordem desinchar a máquina pública sem cargos ocupados por amigos dos amigos mais próximos da atual administração, faremos a reforma administrativa indicando em todos as secretárias um corpo técnico, cada secretaria deverá ser ocupada por profissionais formados na área, assim vamos conseguir tirar o melhor de cada secretaria dando a população uma melhor entrega na prestação de serviços. Vamos acabar com o cabide de emprego.
ATR – Por que votar em Curumim?
Curumim – A alternância de poder além de saudável se faz necessária. A mudança incentiva os líderes, a cumprirem suas promessas e agirem com responsabilidade, sabendo que têm um tempo limitado no cargo. Agora você eleitor me responda: Temos o mesmo grupo político a mais de 24 anos a frente da Prefeitura de nossa cidade. O que você acha disso? A cidade precisa de gestores para cuidar de seus interesses e não de um grupo político familiar, isso não faz bem para a cidade e muito menos para a democracia. Me preparei por 20 anos para pleitear o cargo de Prefeito, podem ter certeza que estou preparado…´ RENOVA CRAVINHOS… 77 E CONFIRMA.