Um modelo de negócios que já é sucesso nos Estados Unidos há pelo menos dez anos, motivou o empresário mineiro Caio Monteiro, que trabalhava naquele país, a investir em um novo mercado no Brasil. Conhecido no exterior como appointment setting, o serviço consiste no agendamento de reuniões qualificadas B2B (business-to-business) para clientes de diferentes tamanhos e segmentos.
“Nos Estados Unidos, os trabalhos de empresas de appointment setting estão bastante difundidos e aquecidos. Trabalhando como diretor de marketing e vendas de uma empresa de desenvolvimento de software, pude conversar e contratar empresas renomadas de appointment setting por lá. Foram experiências incríveis, em que conseguimos agendas importantes com altos executivos de grandes corporações”, explica Monteiro, fundador e diretor executivo da Salesdev.
Com sede em Ribeirão Preto/SP, e com o reforço dos sócios Gabriel Cruz e Marcelo Baratella, a Salesdev foi fundada em 2023, é pioneira em território nacional na utilização dessa ferramenta que tem como diferencial o uso de técnicas avançadas de definição de perfil ideal de clientes e já apresenta resultados significativos. Neste segundo trimestre de 2024, a empresa foi co-responsável por um volume de vendas próximo a R$ 10 milhões em seus clientes.
“O mercado tem se mostrado bem promissor no Brasil, que ainda está experimentando essa fórmula que possui inúmeras vantagens. Acredito que, em pouco tempo, o serviço será o protagonista no mercado B2B. Visto que, hoje, fazer uma prospecção qualificada é o caminho para as empresas que querem aumentar os lucros de forma efetiva”, revela Monteiro.
Resultados
Por meio do trabalho desenvolvido pela Salesdev, uma empresa de Business Intelligence (BI), por exemplo, chegou a ter 18% de conversão em reuniões qualificadas realizadas, comparando com o volume total de leads prospectados. Já uma indústria de alimentos, que fornece insumos para bares, restaurantes, cozinhas industriais e hotéis, teve a primeira venda gerada com menos de 15 dias de prospecção ativa e os valores alcançados com os leads gerados pela Salesdev ultrapassam a receita de R$ 2,8 milhões em fechamentos, sendo muitos destes negócios de recorrência mensal ou trimestral.
Outro feito notório é que, por meio do serviço de agendamento de reuniões estratégicas com executivos de alto nível, o time da Salesdev conseguiu realizar reuniões nos Estados Unidos com diretores e vice-presidentes de empresas como JP Morgan, Bank of America, HSBC, Citibank, etc.
“O serviço de appointment setting é fundamental para liberar o tempo de equipes de vendas, permitindo que se concentrem em fechar negócios ao invés de se envolverem com tarefas administrativas. Acreditamos ter um caminho próspero no Brasil e, em toda a América Latina, pois ainda existem poucas opções de empresas especializadas na geração de oportunidades comerciais para o segmento B2B”, destaca o fundador da Salesdev.
Domínio do mercado interno
Hoje, das 20 empresas que lideram o setor, nenhuma delas é brasileira ou da América Latina. A ausência de líderes abre espaço para a Salesdev conquistar mercado, visto que a contratação de serviços B2B vem crescendo no Brasil. Prova disso é que dados da Think with Google – plataforma de insights e análises – mostram que 47% dos empresários destinaram mais de 20% dos investimentos mensais em contratações de serviços de outras empresas.
“Neste contexto, a Salesdev também possui o conhecimento sobre a cultura e os movimentos comerciais brasileiros, que é fundamental em termos de solução”, conclui Monteiro.