A empresa Itapuã Eletro iniciou suas atividades em Cravinhos no ano de 1996, um empreendimento familiar que aos poucos foi crescendo até se tornar uma referência no município. “Em 1996, nasceu a pequena Itapuã Eletro Comercial Ltda. Em apenas 40m2 a família Soares liderada por Justino Soares, iniciou a revenda de materiais elétricos para o varejo na cidade de Cravinhos e toda região, com um estoque de 200 itens”, explicou o proprietário Marcelo Moraes Soares.
Por acreditar na força do comércio local, em um curto período de tempo os proprietários viram a pequena loja crescer. “A estabilidade econômica e muito trabalho, renderam bons frutos para a empresa que em apenas 2 anos passou a oferecer 10 vezes mais produtos aos seus clientes e uma nova sede, ampla e moderna, foi inaugurada”, contou Marcelo.
Todo crescimento só foi possível, pois desde o início a Itapuã Eletro teve em sua equipe colaboradores dedicados e comprometidos. Um desses funcionários era Rodrigo Otero, que faleceu em 2021 após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e deixar a todos precocemente. “Conhecíamos o Rodrigo bem antes do início da empresa, éramos vizinhos e bons amigos. Eu o considerava não só um amigo, mas um irmão, uma pessoa que diariamente compartilhava além dos bons momentos as dificuldades do nosso cotidiano”.
Dono de um carisma inigualável, Rodrigo era muito conhecido em Cravinhos e fazia jus ao apelido de “Simpatia”. De acordo com o proprietário da Itapuã Eletro o colaborador cativava a todos os clientes e amigos com seu jeito único. “O Simpatia era uma pessoa ímpar, com raras virtudes, uma pessoa honesta, dedicada e comprometida não só com o trabalho, mas também com suas amizades”.
No mês de setembro deste ano, a Itapuã Eletro inaugurou um novo prédio no município e em nome de todo carinho e respeito que todos tinham por Rodrigo, decidiram por homenagear o grande colaborador e amigo com o “Espaço Simpatia”. “Antes da pandemia tínhamos um projeto de expansão das lojas, nesse projeto desenhamos todas as nossas necessidades, dentre elas showroom, estacionamento, almoxarifado e aqui para o prédio de Cravinhos como o espaço era maior, incluímos em nosso projeto uma área de convívio”.
Marcelo explicou que o “Espaço Simpatia” tem detalhes que remetem a lembranças do companheiro. “Uma das coisas que nosso amigo Rodrigo mais gostava era de comemorar e se reunir com os amigos. Olhando nossa área de convívio onde colocamos uma churrasqueira sugerida por ele, então não pensamos duas vezes e decidimos homenageá-lo criando “Espaço Simpatia”, uma área que celebramos nossas conquistas e recepcionamos nossos amigos. Situações que sabemos que o Rodrigo ficaria feliz em participar e festejar se estivesse conosco”.
É fato que a falta de Rodrigo Otero é sentida diariamente pelos colegas, porém ter no ambiente de trabalho um lugarzinho que o homenageia tem feito com todos encontrem forças para seguir em frente. “Quando perdemos o Simpatia nosso cotidiano ficou vazio, pois ele era muito comprometido e diariamente tomávamos um café juntos e conversávamos sobre vários assuntos. Perdemos além de um amigo um irmão que podíamos sempre contar, mas carregamos em nossos corações a presteza, dedicação, amizade, carinho e principalmente a simpatia com que Rodrigo tratava todos ao seu redor”, finalizou Marcelo.
Por: Crislaine Messias
Fotos: arquivo pessoal