“Empreender no Brasil e principalmente em cidades pequenas que estão fora dos grandes centros pode ser uma oportunidade de negócio cada vez mais viável e um incentivo como alternativa de vida”. A afirmação é de Fábio Ennor Fernandes, empresário e cofundador do projeto Walking Together – iniciativa que já inspirou quase sete mil empreendedores no país.
Reforçando o cenário positivo do setor no Brasil, uma pesquisa realizada pelo Sebrae confirma que as atividades de Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP) geram uma renda mensal de $ 35 bilhões para os empreendedores, o que representa aproximadamente R$ 420 bilhões por ano.
“O Brasil é um país de oportunidades. Pelo menos 30% do PIB vem de pequenas e microempresas o que mostra a grande força e representatividade do setor no sistema brasileiro”, complementa Fábio Fernandes.
O empresário ainda destaca que investir em cidades localizadas fora dos grandes centros pode ser mais uma alternativa de fomentar o empreendedorismo e trazer liberdade e conhecimento para as pessoas construírem suas histórias.
“As oportunidades nos municípios menores as vezes passam abaixo do radar de grandes empreendedores e acabam ficando fora das grandes iniciativas globais e, através do nosso projeto Walking Together há mais de 10 anos mapeamos as cidades abaixo de 377 mil habitantes que podem ser atraentes e oferecer oportunidades para atrair investimentos e talentos de grandes centros”, diz.
Segundos dados do estudo econômico realizado pelo Sebrae 40% dos donos de negócios do Brasil estão na região do Sudeste, nos estados de SP, MG e RJ. “A pandemia mostrou que através da tecnologia cada vez mais acessível podemos empreender da onde quisermos e para onde escolhermos”, comenta o empresário que também lançou recentemente seu livro “Quanto Vale o Seu Tempo?” que fomenta o estilo de empreendedorismo como forma de vida e liberdade.