Muito se fala sobre a importância de comer bem, o que absolutamente não significa comer muito. Consumir diariamente frutas, legumes, grãos, cereais e carnes magras é o primeiro passo para ter mais saúde. Na cidade de Cravinhos aconteceu o projeto “Semana de Alimentação Saudável”, que teve como objetivo promover o consumo de frutas, verduras, legumes e carne, assim ensinando a todos os estudantes a contribuição que esses alimentos tem para a promoção da saúde. Tudo foi feito com carinho e dedicação pelos profissionais da Educação, funcionários e merendeiras, que de forma atraente, lúdica e educativa, trabalharam a conscientização das crianças para a necessidade de uma alimentação saudável e equilibrada e da importância desses hábitos para o seu desenvolvimento integral.
“A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. Assim, consciente de que o tema deve ser inserido no primeiro campo de ação da prática pedagógica e observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos naturais incluídos no cardápio da alimentação escolar, na qual se justifica a elaboração de um projeto simples, porém significativo para a construção de hábitos alimentares saudáveis no município de Cravinhos”, comenta a nutricionista e chefe do Departamento de Alimentação Escolar, Lilian Bionês Cavalcanti da Silva.
O projeto aconteceu na rede municipal de ensino, ou seja, nas 14 unidades escolares, além das entidades filantrópicas Creche das Irmãs Franciscanas e APAE.
“Todos foram além da programação estipulada, porque fizeram muitas coisas diferenciadas com a inclusão de frutas, verduras, legumes e carnes. Todos os alunos puderam aprender brincando e experimentando uma alimentação saudável”, avalia a secretária municipal de Educação, Márcia Donato.
O projeto proporcionou com que as crianças pudessem conhecer frutas que jamais tinham visto ou experimentado, entre elas: kiwi, morango, goiaba, manga, uva, dentre outras. Nas creches os bebês participaram de piqueniques em que puderam experimentar vitamina de frutas, gelatina com frutas, degustação de legumes (brócolis, milho verde, couve-flor, rabanete, vagem, cenoura, entre outros).
“Quero parabenizar todos da Educação por essa iniciativa e ressaltar o empenho que tiveram durante as últimas semanas para desenvolver o ‘Projeto Alimentação Saudável’. Sei que muitos alunos tiveram a oportunidade de experimentar alguns tipos de alimentos somente agora, e com certeza os pais irão colocar em suas alimentações diárias”, diz o prefeito de Cravinhos, Itamar Bueno.
A alimentação escolar em Cravinhos é muito rica em itens, mas alguns são sazonais, por isso a necessidade de projetos como esse, incentivando a conhecer e experimentar o novo.