A Secretaria Municipal da Educação, através das EMEBs. de Ensino Fundamental, concluiu, na última semana, a avaliação de fluência leitora para os alunos do 2o ano. As avaliações foram aplicadas em 401alunos, distribuídos em 15 turmas, das quatro escolas de ensino fundamental – EMEB. “Antônio Joaquim da Silva”, EMEB. “João Nogueira”, EMEB. “Maria Virgínia Matarazzo Ippólito” e EMEB. “Moacyr Martins dos Santos”.
A ação, proposta pelo Governo do Estado de São Paulo, visa à análise do desempenho em leitura do estudante, considerando três critérios: precisão, que é a capacidade de ler corretamente as palavras escritas; velocidade ou automaticidade, que diz respeito à realização de uma leitura fluida, sem grandes pausas e dificuldades; e prosódia, que aponta para o uso correto dos aspectos tônicos e rítmicos do discurso, como a pausa na vírgula e a entoação interrogativa em uma pergunta. Além disso, ao final, o aluno também foi avaliado respondendo questões sobre o conteúdo do texto que leu.
“Parabéns aos nossos professores e coordenadoras pedagógicas por conduzirem tão bem o trabalho, através do qual poderemos planejar e desenvolver estratégias com foco na leitura a partir do nível de desenvolvimento de cada um dos nossos estudantes”, comenta a secretária municipal de Educação de Cravinhos, Márcia Fernandes Donato.
A gravação da leitura do estudante foi feita por meio de um aplicativo do CAEd (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação), e o material gravado enviado para posterior análise. Os resultados alcançados pelos estudantes serão divulgados na Plataforma CAEd da rede de ensino de acordo com diferentes perfis: pré-leitor, leitor iniciante e leitor fluente.
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Divulgação