DOAÇÕES DE SANGUE NO GSH BANCO DE SANGUE DE RIBEIRÃO PRETO CONTINUAM EM DÉFICIT

DOAÇÕES DE SANGUE NO GSH BANCO DE SANGUE DE RIBEIRÃO PRETO CONTINUAM EM DÉFICIT

O MÊS DE JULHO É UM PERÍODO DIFÍCIL PARA OS BANCOS DE SANGUE DO PAÍS. NO GSH BANCO DE SANGUE DE RIBEIRÃO PRETO A SITUAÇÃO NÃO É DIFERENTE, POIS OS ESTOQUES SANGUÍNEOS CONTINUAM COM UM DÉFICIT DE 50%, COM UM AGRAVAMENTO PARA OS SANGUES DO TIPO O+, O- E A-.

“Com as férias, muitas famílias viajam e, entre esse público, há os doadores já regulares que acabam se ausentando. Entre os que ficam na cidade, muitos se tornam inaptos a doar, temporariamente, por causa de gripes e resfriados, sem contar aqueles que acabam não saindo de casa por causa do frio”, explica Micheli Caligioni, captadora do Banco de Sangue. De acordo com a instituição, em julho, a média de doações por dia tem sido de 30 bolsas, quando o esperado são 60 coletas diárias.

Diante desse cenário, o GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto faz um alerta para que as pessoas que estão na cidade, e se encontram aptas, doem sangue. Todos os tipos sanguíneos são necessários, porém, os tipos O-, O+ e A- são os que estão mais em falta neste momento.

O GSH Banco de Sangue de Ribeirão Preto atende a 12 hospitais da região, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão para se recuperarem.

A instituição funciona de segunda a sábado, das 7h às 12h, na Rua Quintino Bocaiúva, 975, Vila Seixas – (16) 3977-5900 | WhatsApp: (16) 99702-0830. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente, observando os requisitos abaixo.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAÇÃO DE SANGUE:

Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;

Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);

Não é permitido realizar doação acompanhado de menores de 12 anos (exceto se o menor estiver acompanhado de dois adultos, sendo necessário o revezamento dos mesmos enquanto acontece a doação);

Estar em boas condições de saúde, se sentindo bem, sem qualquer sintoma;

Pesar no mínimo 50 kg e ter dormido ao menos 6h na última noite;

Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;

Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. Não é necessário estar em jejum desde que evite alimentos gordurosos;

Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);

Em caso de diabetes, deverá estar controlada e não fazer uso de insulina;

Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;

Não ter tido Doença de Chagas;

Não ter tido Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST);

Candidatos que apresentaram sintomas de gripe e/ou resfriado devem aguardar 10 dias após cessarem os sintomas e o uso das medicações;

Aguardar 48h para doar caso tenha tomado a vacina da gripe, desde que não esteja com nenhum sintoma;

Candidatos que viajaram para o exterior devem entrar em contato com o Banco de Sangue para entender o período que não pode doar (varia de país a país).

Consulte nossa equipe em casos de hipertensão, uso de medicamentos e cirurgias.

Fonte: Susana de Souza – às Claras Comunicação

Fotos: divulgação

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo