Quanto vale cada ano de insalubridade para aposentadoria?

Quanto vale cada ano de insalubridade para aposentadoria?

A exposição a agentes de risco em seu ambiente de trabalho pode aumentar seu tempo de contribuição.

Quanto mais tempo de contribuição você comprovar, mais chance você terá de antecipar a aposentadoria, e até mesmo melhorar o valor da aposentadoria.

Quem se aposentou há menos de 10 anos e quer fazer uma revisão, também pode pleitear o reconhecimento de períodos especiais, caso não tenham sido considerados no momento da concessão da aposentadoria.

Somente os períodos trabalhados até a reforma da previdência proporcionam aumento no tempo de contribuição.

Ou seja, as atividades insalubres, perigosas e penosas podem sim gerar aumento no tempo de contribuição, mas somente até 13/11/2019. Os períodos trabalhados após esta data não aumentam o tempo de contribuição.

Como funciona o aumento?

Geralmente, o aumento é de 40% para homens e 20% para mulheres.

Ou seja, para homens, a cada 5 anos trabalhados em atividade especial o trabalhador ganha um acréscimo de 2 anos. E para mulheres, a cada 5 anos trabalhados em atividade especial, a trabalhadora ganha um acréscimo de 1 ano.

Como conseguir comprovar atividade especial ao INSS?

Existem atividades que possuem enquadramento até 28/04/1995.

Ou seja, até esta data, algumas profissões são consideradas especiais sem necessidade de efetiva comprovação a exposição em atividades de risco.

Basta apresentar a carteira de trabalho ou a ficha de registro de empregados constando determinada atividade que o reconhecimento é garantido.

Alguns exemplos de enquadramento por categoria profissional:

Motorista, ajudante de motorista, pintor, mecânico, médico, dentista, enfermeiro, técnico de enfermagem, auxiliar de enfermagem e várias outras.

Após esta data, é necessário comprovar a exposição a atividades de risco.

Você pode fazer isso com documentos como PPP e LTCAT.

O formulário PPP é preenchido pela empresa e entregue ao trabalhador na rescisão do contrato de trabalho ou quando ele solicitar. Lembrando que a empresa não está fazendo um favor ao entregar o PPP ao seu colaborador ou ex-colaborador, ela é obrigada a preencher corretamente e entregar este documento sob pena de multa e de responder uma reclamação trabalhista.

O LTCAT é um documento da empresa elaborado por um médico do trabalho ou engenheiro de segurança do trabalho que identifica os agentes de risco no ambiente de trabalho e é utilizado como subsídio para emissão do PPP.

Eduardo Chimenes

Advogado especialista em Direito Previdenciário. Compartilha valiosas dicas de forma acessível e esclarecedora, para orientar os leitores sobre seus direitos e o processo de solicitação de benefícios previdenciários.

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