Por que a insalubridade e a periculosidade podem ajudar na aposentadoria?

Por que a insalubridade e a periculosidade podem ajudar na aposentadoria?

As pessoas que trabalham em condição de insalubridade e periculosidade podem antecipar e aumentar o valor de sua aposentadoria.

Se ficou interessado no que eu falei, leia este artigo até o final para compreender como a insalubridade e a periculosidade podem te ajudar em sua aposentadoria.

O que são atividades especiais?

Atividades especiais são aquelas que deixam o profissional exposto a agentes nocivos à saúde, integridade física ou bem-estam, também conhecidas como insalubridade, periculosidade ou penosidade.

Quem pode ser beneficiado?

Todas as pessoas que, em seu ambiente de trabalho, estiveram expostas a agentes de risco, tais como: motoristas, mecânicos, pintores, eletricistas, vigilantes, vigias, médicos, dentistas, enfermeiros, técnicos em enfermagem e auxiliares de enfermagem.

Qual a vantagem de provar a atividade especial?

Se ainda não for aposentado, a principal vantagem é ganhar um aumento no tempo de contribuição para antecipar a aposentadoria, ou então, requerer a aposentadoria especial pelo direito adquirido com a média salarial integral sem idade mínima.

Os aposentados também podem se beneficiar, fazendo um pedindo de revisão para aumentar o valor da aposentadoria e receber os atrasados corrigidos com juros e correção monetária.

Mas tem um detalhe, a revisão deve ser feita no prazo máximo de 10 anos a contar do recebimento do primeiro pagamento da aposentadoria.

A reforma da previdência acabou com a periculosidade e a insalubridade nas aposentadorias?

Não. No entanto, a conversão de atividades especiais em comuns só pode ser feita para os períodos trabalhados até 13/11/2019.

Como funciona esse aumento?

O aumento vai depender do nível de exposição que o trabalhador esteve exposto, mas, geralmente, é de 40% para homens e 20% para mulheres.

Em outras palavras, homens tem um aumento de 2 anos a cada 5 anos trabalhados, enquanto mulheres tem um acréscimo de 1 ano a cada 5 anos trabalhados.

Como conseguir comprovar o trabalho em atividade especial?

Apresentado um documento chamado de Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). Caso não consiga obter o PPP, existem outras formas de comprovar a exposição, como testemunhas, fotos e perícias.

Por fim, a assistência de um advogado especialista é essencial em todas as situações.

Eduardo Chimenes

Advogado especialista em Direito Previdenciário. Compartilha valiosas dicas de forma acessível e esclarecedora, para orientar os leitores sobre seus direitos e o processo de solicitação de benefícios previdenciários.