Como funciona o planejamento previdenciário?

Como funciona o planejamento previdenciário?

Muitas pessoas deixam para entender os seus direitos previdenciários somente quando acreditam que já podem dar entrada em sua aposentadoria. Porém, isto é algo bastante perigoso.

O valor da aposentadoria depende do seu próprio histórico previdenciário e é possível ajustá-lo para garantir uma aposentadoria mais cedo ou até mesmo para conseguir melhorar o valor da sua aposentadoria no futuro.

Em alguns casos, o planejamento previdenciário também pode ajudar a economizar dinheiro com estratégias para reduzir as contribuições. Portanto, se você deseja se aposentar com segurança, é essencial fazer o planejamento previdenciário.

O QUE É PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

O planejamento previdenciário é um estudo do seu histórico previdenciário feita por um advogado especialista em direito previdenciário que permite identificar o momento mais adequado para requerer a aposentadoria e o que você deve fazer para obter um benefício de maior valor.

Este estudo inclui a análise dos seguintes elementos:

1) Todos os seus vínculos contributivos;

2) O valor das suas remunerações e contribuições para cálculo dos possíveis benefícios;

3) Correção de divergências no seu CNIS;

4) Análise de possíveis atividades especiais;

5) Todos os cenários futuros com os valores e datas de cada possibilidade de aposentadoria.

PARA QUE SERVE O PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO?

O planejamento previdenciário serve para ajudar o contribuinte a:

1) Identificar pendências em seu CNIS e corrigi-las;

2) Organizar a documentação necessária para garantir que nenhum período de contribuição seja desconsiderado pelo INSS;

3) Evitar atrasos na sua aposentadoria;

4) Identificar o melhor momento para apresentar o seu pedido de aposentadoria;

5) Alterar o valor da contribuição futura (para trabalhadores autônomos e empregadores).

EXEMPLO CONCRETO:

Uma senhora, sem fazer o planejamento previdenciário, se aposentou pela regra do pedágio de 50% no ano passado, quatro meses antes de conseguir atingir a pontuação necessária para requerer o benefício pela regra de pontos. Por isso, foi aplicado o fator previdenciário, o que diminuiu o benefício em R$ 1.000,00.

Se ela tivesse feito o planejamento previdenciário e esperado 4 meses para requerer a aposentadoria, ela poderia receber R$ 13.000,00 a mais em apenas um ano.

CONCLUSÃO:

O planejamento previdenciário é o melhor caminho para encontrar as melhores estratégias para melhorar a sua aposentadoria. É possível fazer o planejamento previdenciário a qualquer momento: quanto mais cedo, melhor!

Eduardo Chimenes

Advogado especialista em Direito Previdenciário. Compartilha valiosas dicas de forma acessível e esclarecedora, para orientar os leitores sobre seus direitos e o processo de solicitação de benefícios previdenciários.

Pular para o conteúdo