5 dicas para se aposentar mais cedo

5 dicas para se aposentar mais cedo

Lembra daquele vizinho que recebe uma boa aposentadoria desde quando ele tinha cinquenta e poucos anos?

Todo mundo conhece um caso desses, são pessoas que conquistaram desde cedo, um bom benefício, e tiveram tempo de curtir a vida ao lado da família e dos amigos.

Se você ficou interessado no assunto, leia este artigo até o final, porque eu separei 5 dicas valiosas para aposentadoria:

1) Peça o PPP:

Se você trabalhou em atividade especial, peça o formulário PPP para o seu empregador ou ex-empregador.

A empresa é obrigada a emitir e entregar o PPP e o pedido deve ser feito pelo colaborador diretamente ao empregador ou no RH da empresa.

2) Peça uma cópia autenticada da ficha de registro de empregados:

Se você perdeu a sua carteira de trabalho e o tempo trabalhado não consta no CNIS, solicite uma cópia autenticada de sua ficha de registros de empregados na empresa que você trabalhou.

A ficha de registro de empregados para ter validade deve constar o registro e uma declaração fornecida pela empresa.

3) Reclamação Trabalhista:

Se você precisou mover uma reclamação trabalhista no passado, saiba que esses direitos podem e devem ser contados em sua aposentadoria.

Você deve solicitar o desarquivamento do processo na Vara do Trabalho que tramitou o seu processo e tirar cópia da petição inicial, sentença e certidão de trânsito em julgado para apresentar ao INSS no momento de pedir a aposentadoria.

4) Tempo de trabalho rural anterior a 1991:

Se você trabalhou na lavoura antes de 1991, saiba que esse tempo pode ser contado em sua aposentadoria.

O início de prova material deve ser complementado pelo depoimento de testemunhas que tenham conhecimento dos fatos.

5) Planejamento previdenciário:

A quinta e última dica é planejar a aposentadoria, um advogado especialista em direito previdenciário pode simular vários cenários de possíveis aposentadorias, para você poder escolher qual é o melhor momento de pedir a sua aposentadoria.

Conclusão:

Não deixe tudo para a última hora, para antecipar a aposentadoria e conquistar o melhor benefício, você deve, desde já, fazer o planejamento previdenciário e ir preparando a documentação.

Eduardo Chimenes

Advogado especialista em Direito Previdenciário. Compartilha valiosas dicas de forma acessível e esclarecedora, para orientar os leitores sobre seus direitos e o processo de solicitação de benefícios previdenciários.

Pular para o conteúdo