
Dia Nacional da Criação do IBAMA
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira.
Qual a sua função?
Ele atua de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente, tendo as seguintes funções:
- Propondo e editando normas e padrões de qualidade ambiental
- Zoneamento e avaliação de impactos ambientais
- Licenciamento ambiental federal
- Implementação de Cadastro Técnico Federal
- Fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas
- Geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente
- Monitoramento ambiental, principal no que diz respeito à prevenção e ao controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais
- Apoio às emergências ambientais
- Execução de programas de educação ambiental
- Elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais
Sua missão é: Proteger o meio ambiente e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais, promovendo a qualidade ambiental propícia à vida.
Sua visão: Ser referência na construção de um modelo de desenvolvimento fundamentado na sustentabilidade ambiental
E seus valores: Ética, excelência técnica, compromisso socioambiental, transparência, efetividade, respeito à vida, autonomia e respeito à diversidade.
O Ibama é resultado da fusão de 4 entidades que, até então, atuavam separadamente na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (SUDEPE) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).
Em 2007 foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiveridade (ICMBio) que acabou tirando do Ibama a gestão das unidades de conservação nacionais. Desse modo, restou ao Ibama a competência suplementar, ou seja, a capacidade de agir sobre determinado problema quando o ICMBio não o fizer.
(Dados Fornecidos pelo IBAMA através da sua carta de serviços ao cidadão)

Dia do Pensamento
Este dia, também conhecido como Dia do Fundador, foi criado com o intuito de promover a reflexão a nível mundial de variadas temáticas e a fraternidade.
Nos diversos países do mundo faz-se uma corrente de pensamentos e realiza-se uma angariação de fundos para ajudar na missão dos mais de 10 milhões de Guias (o “Tostão Mundial”) a nível global. Como não bastam pensamentos, este é também um dia de ação, para alcançar a amizade mundial.
Outro objetivo do dia é incentivar mais raparigas e jovens a juntarem-se ao movimento das Guias e Escuteiras.
Origem do Dia do Pensamento
O “Thinking Day” ou “Founder’s Day” remonta a 1926, por altura da quarta conferência mundial das Guias e Escuteiras (Girl Guide/Girl Scout International Conference), em homenagem a Lord Baden-Powell e sua esposa Lady Baden-Powell, fundador e chefe mundial das Guias, respetivamente, nascidos no mesmo dia 22 de fevereiro.
“Um tostão pelos teus pensamentos” foi o mote sugerido na altura para ajudar a implementar o guidismo pelo mundo. Com o passar dos anos, o Dia do Pensamento tornou-se numa iniciativa universal, deixando a esfera única das Guias e Escuteiras. O seu significado mantém-se porém, tanto para escoteiros como para não escoteiros: reflexão, fraternidade, união e harmonia universal, sem fronteiras e impedimentos políticos ou religiosos.
Fonte: Calendarr

Dia do Auxiliar de Serviços Gerais
Essa data comemorativa, ainda é pouco lembrada em nosso país, por isso pouco ou quase não se ver homenagens aos Auxiliares de Serviços Gerais espalhados por todo o Brasil, na data em que esse dia é comemorado dia 22 de fevereiro.
Quem é o profissional (a) Auxiliar de Serviços gerais?
É a pessoa que, diariamente prepara todos os ambientes de trabalho para ser possível iniciar as atividades diárias de todos os outros profissionais do trabalho, dos mais diversos cargos existentes mundo a fora. Se esse profissional não existisse, não seria possível, nenhum outro profissional, realizar suas atividades diárias, pois, ninguém, quer trabalhar em um lugar que não esteja limpo, cheiroso e agradável.
O indivíduo (a) que trabalha como Auxiliar de Serviços Gerais tem como funções serviços de rotina de limpeza, manutenção e conservação de espaços interiores e exteriores (pátios, jardins, dependências, patrimônios, vias e bens imóveis), de forma a atender as necessidades de limpeza, manutenção e conservação destes espaços.
Assim, esse profissional deve estar apto a detectar problemas, fazer diagnósticos e encontrar soluções. Além disso, o Auxiliar de Serviços Gerais deve fazer vistorias periódicas, solicitar orçamentos e acompanhar reparos, sempre que se faça necessário. Em alguns casos, carregar e descarregar produtos, organizar e arrumar espaços e a instalação de componentes e equipamentos também faz parte das funções deste profissional.
É fundamental construir uma estrutura formada de valores como: honestidade, veracidade, integridade, competência, e comportamento profissional. O Auxiliar de Serviços Gerais deve zelar pela sua imagem, no trabalho diário, discrição, disciplina e cortesia são conceitos que devem está sempre presente em sua missão.
Fonte: Amanbai Notícias