Dia 22 de Fevereiro comemora…

Dia 22 de Fevereiro comemora…

Venha saber mais sobre as comemorações do dia de hoje!

Dia Nacional da Criação do IBAMA

Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) dotada de personalidade jurídica de direito público, autonomia administrativa e financeira.

Qual a sua função?

Ele atua de acordo com as diretrizes da Política Nacional de Meio Ambiente, tendo as seguintes funções:

  • Propondo e editando normas e padrões de qualidade ambiental
  • Zoneamento e avaliação de impactos ambientais
  • Licenciamento ambiental federal
  • Implementação de Cadastro Técnico Federal
  • Fiscalização ambiental e a aplicação de penalidades administrativas
  • Geração e disseminação de informações relativas ao meio ambiente
  • Monitoramento ambiental, principal no que diz respeito à prevenção e ao controle de desmatamentos, queimadas e incêndios florestais
  • Apoio às emergências ambientais
  • Execução de programas de educação ambiental
  • Elaboração do sistema de informação e o estabelecimento de critérios para a gestão do uso dos recursos faunísticos, pesqueiros e florestais

Sua missão é: Proteger o meio ambiente e assegurar a sustentabilidade dos recursos naturais, promovendo a qualidade ambiental propícia à vida.

Sua visão: Ser referência na construção de um modelo de desenvolvimento fundamentado na sustentabilidade ambiental

E seus valores: Ética, excelência técnica, compromisso socioambiental, transparência, efetividade, respeito à vida, autonomia e respeito à diversidade.

O Ibama é resultado da fusão de 4 entidades que, até então, atuavam separadamente na área ambiental: Secretaria do Meio Ambiente (SEMA), Superintendência da Borracha (SUDHEVEA), Superintendência da Pesca (SUDEPE) e Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal (IBDF).

Em 2007 foi criado o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiveridade (ICMBio) que acabou tirando do Ibama a gestão das unidades de conservação nacionais. Desse modo, restou ao Ibama a competência suplementar, ou seja, a capacidade de agir sobre determinado problema quando o ICMBio não o fizer.

(Dados Fornecidos pelo IBAMA através da sua carta de serviços ao cidadão)

Dia do Pensamento

Este dia, também conhecido como Dia do Fundador, foi criado com o intuito de promover a reflexão a nível mundial de variadas temáticas e a fraternidade.

Nos diversos países do mundo faz-se uma corrente de pensamentos e realiza-se uma angariação de fundos para ajudar na missão dos mais de 10 milhões de Guias (o “Tostão Mundial”) a nível global. Como não bastam pensamentos, este é também um dia de ação, para alcançar a amizade mundial.

Outro objetivo do dia é incentivar mais raparigas e jovens a juntarem-se ao movimento das Guias e Escuteiras.

Origem do Dia do Pensamento

O “Thinking Day” ou “Founder’s Day” remonta a 1926, por altura da quarta conferência mundial das Guias e Escuteiras (Girl Guide/Girl Scout International Conference), em homenagem a Lord Baden-Powell e sua esposa Lady Baden-Powell, fundador e chefe mundial das Guias, respetivamente, nascidos no mesmo dia 22 de fevereiro.

“Um tostão pelos teus pensamentos” foi o mote sugerido na altura para ajudar a implementar o guidismo pelo mundo. Com o passar dos anos, o Dia do Pensamento tornou-se numa iniciativa universal, deixando a esfera única das Guias e Escuteiras. O seu significado mantém-se porém, tanto para escoteiros como para não escoteiros: reflexão, fraternidade, união e harmonia universal, sem fronteiras e impedimentos políticos ou religiosos.

Fonte: Calendarr

Dia do Auxiliar de Serviços Gerais

Essa data comemorativa, ainda é pouco lembrada em nosso país, por isso pouco ou quase não se ver homenagens aos Auxiliares de Serviços Gerais espalhados por todo o Brasil, na data em que esse dia é comemorado dia 22 de fevereiro.

Quem é o profissional (a) Auxiliar de Serviços gerais?

É a pessoa que, diariamente prepara todos os ambientes de trabalho para ser possível iniciar as atividades diárias de todos os outros profissionais do trabalho, dos mais diversos cargos existentes mundo a fora. Se esse profissional não existisse, não seria possível, nenhum outro profissional, realizar suas atividades diárias, pois, ninguém, quer trabalhar em um lugar que não esteja limpo, cheiroso e agradável.

O indivíduo (a) que trabalha como Auxiliar de Serviços Gerais tem como funções serviços de rotina de limpeza, manutenção e conservação de espaços interiores e exteriores (pátios, jardins, dependências, patrimônios, vias e bens imóveis), de forma a atender as necessidades de limpeza, manutenção e conservação destes espaços.

Assim, esse profissional deve estar apto a detectar problemas, fazer diagnósticos e encontrar soluções. Além disso, o Auxiliar de Serviços Gerais deve fazer vistorias periódicas, solicitar orçamentos e acompanhar reparos, sempre que se faça necessário. Em alguns casos, carregar e descarregar produtos, organizar e arrumar espaços e a instalação de componentes e equipamentos também faz parte das funções deste profissional.

É fundamental construir uma estrutura formada de valores como: honestidade, veracidade, integridade, competência, e comportamento profissional. O Auxiliar de Serviços Gerais deve zelar pela sua imagem, no trabalho diário, discrição, disciplina e cortesia são conceitos que devem está sempre presente em sua missão.

Fonte: Amanbai Notícias

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.