Dia 18 de fevereiro comemora…

Dia 18 de fevereiro comemora…

Diariamente comemoramos algo, é dado uma homenagem, ou feita uma campanha, leia a do dia aqui!!!

Dia Internacional da Síndrome de Asperger

síndrome de Asperger é um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional.

É um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria Transtornos do Neurodesenvolvimento, de acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V).  

A Síndrome de Asperger afeta a forma como as pessoas percebem o mundo e interagem com outras pessoas.  Trata-se de um dos perfis  ou espectro de autismo, o chamado Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Pessoas com Asperger vêem, ouvem e sentem o mundo de forma diferente de outras pessoas. Se você tem síndrome de Asperger, você tem um quadro para a vida – não é uma doença e, portanto, não pode ser “curada”. Muitas vezes, as pessoas sentem que a Síndrome de Asperger é um traço fundamental da sua identidade.

O dia 18 de fevereiro é considerado dia Internacional da Síndrome de Asperger, por ser a data de aniversário de Hans Asperger, o pediatra austríaco que deu o nome à Síndrome.

Desde 2003 a versão nº 5 do Manual de Diagnóstico e Estátistica dos Transtornos Mentais, o DSM, foi excluida da Síndrome de Asperger dos diagnósticos , integrando-a dentro do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) como autismo leve ou de alto funcionamento.

Fonte: Instituto Unitea – https://unitea.com.br/

Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo

Dia 18 de fevereiro é o Dia Nacional de Combate ao alcoolismo e o problema é considerado uma doença, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde).

O consumo de bebidas alcoólicas cresceu durante a pandemia de forma considerável e os malefícios à saúde relacionados ao abuso de álcool, também. Um estudo feito pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), por exemplo, reportou que 35% dos entrevistados com idades entre 30 e 39 anos relataram ter ampliado o número de ocasiões em que consumiram mais de cinco doses de álcool.
Quando se pensa em doenças relacionadas ao abuso de álcool, associamos a problemas que atingem o fígado, mas não é só isso. O consumo de bebidas alcóolicas também pode causar muitos malefícios para a saúde cardiovascular.

“O consumo excessivo de álcool interfere diretamente na pressão arterial, aumentando a resposta inflamatória do organismo. Bebidas como a cerveja, por exemplo, possuem muito sódio, que também contribui para a sobrecarga renal, o que em casos mais graves pode levar a um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Outra consequência que o excesso de bebida alcóolica pode causar é a insuficiência cardíaca de origem alcoólica”, explica o cardiologista Augusto Vilela.
Muitas destas doenças não aparecem de uma vez. A cardiomiopatia alcoólica, por exemplo, é uma doença do músculo cardíaco associada a uma longa história de consumo abusivo de bebidas alcoólicas. “A relação da bebida com estruturas do coração é muito perigosa. Em grande parte dos casos os pacientes não têm os sintomas imediatos, fazendo com que o risco de problemas cardíacos no futuro aumente”, alerta o médico.

Fonte: Revista Encontro – https://www.revistaencontro.com.br

COMENTÁRIOS

Os comentários não representam a opinião do nosso website. A responsabilidade é do autor da mensagem.

Ajude-nos a melhorar nosso website

Nos informe sobre erros de digitação, informações ou problemas técnicos.