No início deste ano, a Departamento de Estradas de Rodagem (DER) realizou a instalação de um trilho de segurança (guard-rail), na Rodovia Ângelo Cavalheiro SP-271, na qual não foi deixado um recuo de segurança. Pelo local, transitam pessoas a pé ou de bicicleta quando fazem o trajeto da cidade até suas residências na Zona Rural.
No mês de fevereiro, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Cravinhos, José Francisco Matasso Ferdinando (Cabelim), e o vereador Tiago Carrascosa de Oliveira, acompanhados do advogado Dr. Marco Aurélio Damião, estiveram uma reunião com o Diretor Regional do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Engº José Carlos de Moraes Rodrigues Alves, e com o Eng. Alberto Massato Nakage, para tratar de assuntos relacionados ao perímetro entre Cravinhos e Serra Azul.
Na ocasião, o DER se comprometeu em enviar uma equipe no local para analisar a possibilidade de recuar o guard-rail, porém nenhuma atitude foi tomada.
Diante do fato, a Câmara de Vereadores protocolou um ofício junto ao Ministério Público com as justificativas e motivos. No dia 13 de julho, a Promotora de Justiça, Dra. Raquel Eli Stein Matheus respondeu ao Presidente da Câmara, comunicando o acordo feito com o DER.
A resposta foi que após reunião realizada em 13/06/2022, com representantes da Divisão Regional e da excelentíssima Promotora de Justiça, foi definida uma segunda alternativa de solução que atenda as normas vigentes e, ao mesmo tempo, que satisfaça à solicitação do Município.
Para solucionar o problema, o DER irá concluir as obras de construção do canal de drenagem, e após isso, a linha de defensa será recuada para uma posição rente ao canal, liberando assim um espaço de aproximadamente 2,50m, podendo os munícipes utilizarem o acostamento em grama, como de costume.
Leandro Cavalcanti
Fotos: divulgação