Ao todo foram 45 municípios participando da 24a edição dos Jogos da Melhor Idade (JOMI), antigo JORI – Jogos Regionais do Idoso, que aconteceu de 14 a 19 de junho. Em 2022 a competição teve um novo regulamento e não contou uma sede única, mas várias cidades da região de Ribeirão Preto puderam sediar uma das modalidades da competição.
A cerimônia de abertura do evento aconteceu na sexta-feira (17/06), no Ginásio da Cava do Bosque, em Ribeirão Preto, local que também sediou a competição de coreografia. O evento contou com a participação de todos os municípios participantes, entre eles o de Cravinhos, que nesse ano teve um grande desempenho na competição, ficando com o 11o lugar na classificação geral (mesma classificação do ano de 2019), e classificando diversas modalidades para a disputa estadual, que ocorrerá em Pindamonhangaba, em data ainda a ser definida.
A cerimônia de abertura contou com a participação da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos, Dulcinéa Bueno, bem como uma grande torcida que aplaudiu e incentivou os participantes da categoria de coreografia.
“Parabenizar todos os nossos atletas que se dedicaram e conseguiram grandes resultados para a nossa cidade. Mesmo aqueles não se classificaram para a fase estadual que possam continuar realizando as atividades no CRI e tendo uma excelente qualidade de vida, que é o mais importante”, diz Dulcinéa Bueno.
O objetivo do JOMI é promover a reintegração das pessoas da Terceira Idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esta iniciativa.
“Agradecemos a cordial recepção em todas as cidades que foram sede (Ribeirão Preto, Batatais e Monte Alto), também o apoio da primeira-dama de Cravinhos [Dulcinéa Bueno], do prefeito Itamar Bueno e do secretário de Assistência Social, Márcio Barroso. Além de toda a equipe da Secretaria Municipal de Esportes, que não mediu esforços para acompanhar os atletas em todas as cidades. Ficamos muito contentes pela classificação de diversas modalidades para a fase estadual, bem como a nossa classificação geral que surpreendeu a todos”, avalia a chefe da delegação de Cravinhos, Maria José Muraqui (Zeza).
As modalidades classificadas para a fase estadual foram: Bocha masculino (1o lugar), Truco masculino (2o lugar), Tênis de Mesa masculino (2o lugar) e Damas Feminino (2o lugar). O município vencedor na classificação geral foi Ribeirão Preto, tendo em 2o lugar Jaboticabal e em 3o lugar Sertãozinho. A cidade de Cravinhos ficou com a 11a colocação.
Classificação por modalidades
Bocha Masculino – 1o lugar (atletas Jorge Maróstica, Antonio Anibal, Mauro Ribeiro e Ferrugem)
Truco Masculino – 2o lugar (atletas José Carlos Carrascosa – Boi e Pernambuco)
Tênis de Mesa Masculino – 2o lugar (atleta Benedito dos Santos Junior)
Damas Feminino – 2o lugar (atleta Iride Sanches Vieira de Souza)
Coreografia – 3o lugar
Vôlei adaptado masculino A –7o lugar
Buraco Feminino – 8o lugar
Vôlei adaptado feminino B – 9o lugar
Malha, dominó e dama masculino – não se classificaram
Reportagem: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos
Fotos: Divulgação