Com uma extensa programação nas áreas de música, dança, circo, teatro, cinema, literatura, artes visuais e tecnologias, o Circuito Sesc de Artes chega a 2023 levando uma programação gratuita com espetáculos, intervenções, mediações de leitura e oficinas, às praças, ruas e parques de 123 cidades do estado de São Paulo. Realizado pelo Sesc São Paulo em parceria com prefeituras municipais e sindicatos do comércio, serviços e turismo locais, o evento reúne 75 trabalhos artísticos distribuídos em seis finais de semana entre os dias 21 de outubro e 26 de novembro.
Realizado desde 2008, o Circuito Sesc de Artes ao concentrar todas as atividades em espaços públicos, como praças e parques, que são pontos de referência em cada município, convida a população a desfrutar de uma programação diferente e vivenciar experiências únicas. Um dos roteiros com uma série de atrações vai passar pela cidade de Cravinhos no dia 26 de novembro, das 15h às 19h, no Parque Ecológico Dr. Renato e Armando Pagano (Avenida Salvador Pagano, s/no).
“É na confluência de ruas e sentidos, largos e praças, unindo expressões artísticas e públicos diversos, que ocorre o Circuito Sesc de Artes. Com tais iniciativas, que oferecem tanto experimentações socioculturais quanto vivências coletivas, o Sesc reitera sua atuação na difusão de conhecimentos, contribuindo assim para a ampliação de repertórios de seus públicos. E ao estimular a convivência com a diversidade de pessoas e ambientes, entendendo-a como elemento central de sociabilização, a instituição espera ainda reforçar as conexões democráticas que sustentam o tecido social”, comenta o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.
Fruto de uma curadoria coletiva, feita com as unidades do Sesc no estado, a escolha das atrações mostrou um olhar atento para a diversidade e a representatividade.
PROGRAMAÇÃO DE CRAVINHOS
A música marca presença na edição 2023 do Circuito Sesc de Artes com apresentações do Coletivo
Tocaya, formado por Jônatas Micheletti e Nat Rozendo. Outra atração musical é a cantora Janayna
Pereira, que depois de 18 anos à frente da banda de forró Bicho de Pé, estreia seu trabalho solo, o álbum Tempo Bom. Transitando por vários estilos e acompanhada pelo trio Nathanael Sousa (acordeom), Sá Reston (baixo) e Pretinho (zabumba), a artista convida o público a dançar ao som de canções de sua própria autoria e releituras para músicas de outros artistas.
Em teatro, a intervenção para todas as idades O rastro do meu passo, do Grupo Fora do sériO, provoca de maneira poética e lúdica discussões sobre sustentabilidade e reforça a importância de reduzir a caminhada da poluição. Cada apresentação é única, conforme a interação da plateia.
Quem se apresenta na dança é o Grupo Vão com o espetáculo No hay banda é tudo playback com
coreografias embaladas por versões remixadas de canções dos anos 1990, todas interpretadas por
mulheres. A proposta é refletir sobre o universo da cultura e da música pop, além de provocar uma
discussão sobre influências estrangeiras.
No segmento cinema, usando óculos e fones de ouvido especiais, o público poderá participar de uma
experiência de cinema em realidade virtual. Em Gravidade [Dir: Fabito Rychter e Amir Admoni, Brasil, 2020, 15 min], os espectadores se veem imersos em um filme de 360 graus e acompanham a queda livre de Osório e Benedito, dois irmãos que passam a vida em um tombo eterno: nesse mundo sem chão, tudo o que existe está sempre caindo.
Na oficina Amuletos identitários, integrantes do Coletivo Manguezal, de Araraquara, propõem a confecção de objetos únicos a partir de materiais como retalhos de tecidos, linhas, barbantes, botões e objetos recicláveis, a exemplo de tampinhas, lacres e embalagens.
Já com a mediação de leitura Livro, palavra livre, o Badaiá, de Ribeirão Preto, formado por Augusto
Figliaggi e Elaine Guarani, conta histórias pontuadas pelo som de violão, flauta e pandeiro, numa
linguagem que busca provocar encantamento e facilitar a descontração do público infantil.
Todos os eventos acontecem no domingo (26/11), das 15h às 19h, no Parque Ecológico “Dr. Renato e
Armando Pagano”. Tudo de forma gratuita.
Reportagem e fotos: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos