Cravinhos realiza o 8o Fórum Municipal da Educação

Cravinhos realiza o 8o Fórum Municipal da Educação

O evento teve como objetivo mostrar, de forma transparente, o monitoramento do Plano Municipal da Educação, que faz parte do Plano Nacional da Educação.

Na segunda-feira (11/12) aconteceu, no Centro Cultural “Chafi Miguel Salomão”, o 8o Fórum Municipal da Educação, que reuniu autoridades locais, representantes das unidades escolares municipais, estaduais, particulares, conselhos municipais e convidados.

O Fórum teve como objetivo mostrar de forma transparente o Monitoramento do Plano Municipal da Educação que está contido no Plano Nacional da Educação, assim como as ações desenvolvidas frente a educação do município, com foco nos investimentos feitos e projetos realizados ao longo do ano letivo.

Para fins demonstrativos do Fórum foram escolhidas duas metas do plano supracitado, sendo elas a meta número cinco “Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do terceiro ano do ensino fundamental”, e número seis “Oferecer educação em tempo integral em no mínimo, cinquenta por cento das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos 25% dos alunos da educação básica”.

As estratégias utilizadas pela Secretaria Municipal de Educação juntamente às escolas da rede municipal de ensino para alcançar as metas propostas foram explanadas pela supervisora educacional da Educação Infantil Flávia Lourenço Scatolino. Em seguida a supervisora educacional Lucimara de Souza Gomes demonstrou os trabalhos realizados nas escolas da rede durante o período letivo de 2023.

Uma professora de cada segmento da rede municipal de ensino realizou a apresentação das práticas realizadas pela escola. A primeira apresentação foi feita pela professora do CEMEI.

“Gulherme Favati”, Simone Raquel Scaglioni Souza, que falou sobre a prática pedagógica realizada com materiais recicláveis e iniciada por meio da leitura da história “O homem que amava caixas”.
Posteriormente houve a apresentação da professora da EMEB. “João Buccini”, Keli Parra Pioli. O projeto realizado pela escola intitulado “Estimulando as habilidades precursoras da alfabetização na educação infantil” teve como objetivo trabalhar por meio de brincadeiras o esquema corporal e individual dos alunos. A apresentação seguinte foi realizada pela professora da EMEB. “Antônio Joaquim da Silva”, Elisangela Alves. O projeto realizado teve como tema principal a sustentabilidade e reciclagem de materiais e foi realizado em parceria com o projeto CastrAÇÃO. Após a leitura de textos e rodas de conversas os alunos puderam perceber a importância da reciclagem para o meio ambiente, assim, juntamente com o auxílio da professora os alunos coletaram tampinhas de garrafas de polietileno. O material arrecado foi utilizado em prol do projeto CastrAÇÃO e auxiliou na castração de cães e gatos em
situação de rua.

Para finalizar foi realizada a apresentação da professora doutora da EMEB. “João Nogueira”, Inara Amoroso da Silva Luccas. O projeto intitulado “Game da tabela periódica” teve como objetivo possibilitar o conhecimento, classificação, identificação dos elementos químicos na tabela periódica.
A vereadora Vânia Peres compartilhou com os presentes a experiência que a Câmara
Municipal de Cravinhos pôde proporcionar aos alunos do quinto ano da EMEB. “João
Nogueira”. Os alunos fizeram uma visita à Câmara Municipal de Cravinhos e tiveram a
oportunidade de conhecer o funcionamento do poder Legislativo.
No encerramento, a secretária municipal da Educação, Márcia Fernandes Donato, parabenizou
o trabalho da rede municipal, das escolas estaduais e entidades parceiras, e agradeceu o apoio
do “prefeito Itamar Gomes Bueno e vice-prefeito, Márcio Barroso, que têm investido cada vez
mais na educação, a partir de recursos humanos e materiais, com olhos continuamente
voltados para o futuro da comunidade”, conclui.

Reportagem e fotos: Kennedy Oliveira/Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Cravinhos

Conheça nossos Parceiros

Mais Notícias
Pular para o conteúdo