O município de Cravinhos por mais um ano realizou ações do Novembro Azul, com o objetivo de informar a população sobre o que é o câncer de próstata. Um dos focos da mobilização mundial é incentivar os homens a manterem consultas de rotina com urologista. O especialista é capaz de realizar uma avaliação individualizada sobre o risco de desenvolvimento do câncer de próstata.
“Sempre possibilitamos diversos exames e incentivamos aos homens com 40 anos ou mais para realizar a prevenção. Já fazemos essa conscientização fora da campanha, mas intensificamos durante o mês do Novembro Azul”, comenta a secretária municipal de Saúde, Roberta Meneghetti.
Uma ação que envolveu todas as Secretarias Municipais e o Fundo Social de Solidariedade foi a distribuição, em todos os departamentos, de uma pequena lembrança aos homens sobre a conscientização do Novembro Azul e também o alerta sobre a importância do exame preventivo.
“Foi um prazer participar dessa ação, e ajudar na distribuição dessas lembranças a todos os departamentos da Prefeitura de Cravinhos. Essa conscientização para o exame é muito importante para todos os homens, assim prevenindo o câncer de próstata. Também fizemos essa ação no Outubro Rosa”, revela a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos, Dulcinéa Bueno.
Campanhas são realizadas anualmente com a intenção de alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce, e não é à toa, uma vez que o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 71.730 novos casos de câncer de próstata a cada ano.
Todas as fotos da campanha podem ser conferidas na Página do Facebook do “Fundo Social de Solidariedade de Cravinhos”.